Notícias
Reunião internacional no INPE discute uso de satélites na gestão de desastres
As ações e desafios do último semestre foram discutidos na 52ª reunião do International Charter: Space and Major Disasters, realizada entre os dias 7 a 11 de outubro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). O Disasters Charter é um consórcio internacional que disponibiliza dados e imagens de satélites em situações de emergência causadas por desastres em qualquer região do mundo.
O INPE é o atual líder da iniciativa, que reúne instituições e agências espaciais para atuarem juntas no apoio para ações de prevenção de desastres e gestão de riscos. Durante a reunião, os participantes do Disasters Charter avaliaram relatórios dos usuários das imagens de satélites, definiram melhorias e atualizaram o planejamento estratégico do consórcio.
O evento contou com a presença de representantes das agências espaciais dos seguintes países: Alemanha (DLR), Argentina (CONAE), Canadá (CSA), China (CNSA), Coréia do Sul (KARI), Estados Unidos (NOAA e USGS), França (CNES), Índia (ISRO), Japão (JAXA), Reino Unido (UKSA), Rússia (ROSCOSMOS), União Européia (ESA e EUMETSAT) e Venezuela (ABAE).
O objetivo do Disasters Charter é unir forças para adquirir imagens de satélites o mais rápido possível, para garantir que os dados e mapas estejam disponíveis para uso humanitário, sempre que necessário.
Entre os resultados da reunião, destacam-se a autorização para o uso de imagens da empresa chinesa Siwei e a continuidade das parcerias com os órgãos espaciais das Nações Unidas (UNOOSA e UNOSAT) e com os programas SentinelAsia e Copernicus.
Durante a semana, também houve treinamento sobre a produção de mapas com o uso da ferramenta de processamento online Charter Mapper.