Notícias
Rádio Observatório Pierre Kaufmann recebe visita de alunos do IAG-USP
No dia 30 de maio, o Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK), que este ano completa 50 anos desde sua inauguração em 20 de outubro de 1973 com o nome de Rádio Observatório do Itapetinga, recebeu a visita da Professora Drª Jane Gregorio-Hetem e de 40 alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
A turma de visitantes foi composta por estudantes do primeiro e do terceiro ano do bacharelado em Astronomia e em Física, sendo recebida pela equipe técnica do Observatório que apresentou o funcionamento e operação da grande antena, de 14 m, que teve recentemente modernizado o seu sistema de rastreio. Também foram apresentados outros instrumentos em operação no Observatório, como os sensores de Campo Elétrico e a Estação Meteorológica utilizada nas pesquisas orientadas pelo Professor Dr. Jean Pierre Raulin do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), que também estava presente no encontro.
O primeiro reporte na literatura científica sobre o novo rádio telescópio de 14 m foi publicado em 1971 na revista Solar Physics. Neste trabalho, anuncia-se a nova facilidade instrumental, uma antena dentro de uma redoma, capaz de realizar observações com alta resolução espacial (10 segundos de arco), em frequências de 10 a 100 GHz, ou comprimentos de onda de 3 a 30 mm. Na época, a comunidade de Rádio Física Solar concentrava-se em estudos na faixa de ondas métricas, ou seja, em comprimentos de onda três ordens de grandeza maiores do que a faixa de trabalho prevista para esse novo Rádio Telescópio que estava sendo construído no Brasil.
O pioneirismo nas atividades de pesquisas científicas e de desenvolvimento instrumental foi a marca característica do CRAAM e do seu primeiro coordenador, Prof. Dr. Pierre Kaufmann, ao longo dessas últimas cinco décadas. Hoje em dia, vários Rádio Telescópios idênticos estão em operação, na Finlândia, Suécia, Espanha, Coréia e China. Como consequência deste pioneirismo, não tardou muito tempo para resultados genuínos e importantes para radioastronomia (solar, galáctica e extragaláctica) aparecerem e serem publicados, inclusive em revistas de prestígio como a Nature e a Science . Apenas para ilustrar, destacam-se que nos primeiros 10 anos de operação, dentre seus resultados publicados em revistas internacionais, estão as primeiras evidências de fontes intensas de H 2 O no céu do Hemisfério Sul; as emissões em 22 GHz da Nebulosa Carina; o estudo genuíno da variabilidade de Cen A; a detecção de um Mega Maser Extragaláctico; observações inéditas de um eclipse solar em 7 e 22 GHz; pulsações rápidas observadas simultaneamente em raios X, e em 22 e 44 GHz; o estudo de um surto solar observado somente em 90 GHz e as primeiras observações interferométricas de 3C 273 com resolução espacial Norte-Sul. Para maiores informações sobre esses estudos, contatar o Prof. Jean Pierre no e-mail raulin@craam.mackenzie.br .
Durante a primeira década de operação do Rádio Observatório do Itapetinga, e frente as atividades bem-sucedidas, muitos pesquisadores estrangeiros de renome se interessaram em colaborar, inclusive através da obtenção de uma posição permanente ou temporária no Brasil. Pode-se dizer que o novo Rádio Observatório do Itapetinga (atual Rádio Observatório Pierre Kaufmann ), foi o ponto de partida para o desenvolvimento da Radioastronomia no Brasil.
Localizado na cidade de Atibaia em São Paulo, o ROPK recebe turistas e excursões escolares de Instituições públicas e particulares e o horário para visitação é de segunda à sexta feira, das 9h às 16h, exceto feriados.
Para grupos e excursões escolares é necessário agendar a visita através do email guilherme.alaia@craam.mackenzie.br .
Créditos: Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM)/Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK).
Serviço de Comunicação Social - SECOM
Coordenação de Gabinete - COGAB