Notícias
Nota: Divulgação dos Dados do DETER
Em 03 de agosto de 2023, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou os dados mais recentes do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER).
De acordo com os dados, houve um decréscimo na área de alertas para a Amazônia, onde os dados no período agosto a dezembro de 2022 mostravam um aumento de 54% em comparação a idêntico período do ano anterior e no período de janeiro a julho de 2023 foram revertidos para uma queda de 45%, o que resultou em um agregado de queda de 7%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já para o Cerrado a tendência de alta apresentada no segundo semestre de 2022 se manteve, com um resultado de um incremento de 16,5% no total de área alertada em comparação ao período 2021/2022.
O DETER, um sistema baseado em sensoriamento remoto, tem sido uma ferramenta fundamental para monitorar as áreas desmatadas em tempo real e fornecer alertas para ação rápida permitindo o combate do desmatamento ilegal e a proteção da biodiversidade dos biomas Amazônia e Cerrado.
O INPE reitera seu compromisso contínuo de monitorar e fornecer informações precisas sobre o desmatamento nos biomas brasileiros, buscando contribuir para a conscientização e o enfrentamento dessa grave questão ambiental.
CanalGov - YouTube: Governo divulga dados do desmatamento na Amazônia
Todos os dados podem ser consultados em: http://terrabrasilis.dpi.inpe.br
Serviço de Comunicação Social - SECOM
Coordenação do Gabinete - COGAB