Notícias
Destaques do INPE no VII Science Days
Nos dias 14 e 15 de março o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participou com um estande no VII Science Days 2024. O evento reuniu alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental, médio, técnico e do ensino superior, pós graduação, além de empresas do setor tecnológico. O evento de 2024 foi realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) e São José dos Campos/SP. A organização do estande do INPE ficou a cargo do Serviço de Comunicação Social (SECOM) e atenderam no estande os servidores Eduardo Fábio de Carvalho Loyolla e Marcio Afonso Arimura Fialho, e três doutorandos, Camila Miranda Carvalho, Oscar Fernando Gaidos Rosero e Pedro Henrique Santos.
O SCIENCE DAYS é um evento sobre ciências e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio do interior do país. O Instituto Alpha Lumen e responsável pela organização em conjunto com a The Michaelis Foundation For Global Education. O objetivo é estimular os estudantes e professores sobre a necessidade da potencialização deste conhecimento dentro das escolas de maneira didática e divertida. E assim derrubar o paradigma que ciência e tecnologia são assuntos difíceis de ensinar e se aprender.
O interesse dos visitantes em saber sobre o INPE foi grande. Há anos o INPE participa deste evento organizado pelo Instituto Alpha Lumen com palestras, oficinas e exposição de satélites e produtos desenvolvidos a partir deles. Neste ano, foi apresentada uma maquete do Satélite de Coleta de Dados (SCD-1), que completou 31 anos de vida útil em 09 de fevereiro e em 17 de junho de 2023 se tornou recordista mundial como o satélite de órbita baixa mais longevo em operação. Também foi exposto a câmera MUX, utilizada nos satélites da família CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).
Foram feitas apresentações sobre princípios de funcionamento de alguns sistemas embarcados em satélites, demonstrando como algumas tecnologias podem ser utilizadas para formação das imagens e outros usos dos dados dos satélites. Dentre elas destacam-se o funcionamento de painéis solares, suas características diretas de conversão de energia "luminosa" em elétrica; como os satélites identificam a origem da luz solar e posicionam os painéis solares automaticamente para a melhor posição de captação de energia; a forma como os sensores ópticos fazem a leitura da cobertura do solo e as diferentes composições dos diversos canais geram informação para aplicações distintas; mostrou como a leitura pelo canal infravermelho dos sistemas ópticos diferenciam objetos e materiais pela diferença de temperatura, entre outros.
A participação no estande de um dos professores da Pós-Graduação do INPE, Marcio Afonso Arimura Fialho, e três doutorandos, Camila Miranda Carvalho, Oscar Fernando Gaidos Rosero e Pedro Henrique Santos motivaram os visitantes, que declaravam interesse pelas áreas de pesquisa e conhecimento relacionadas ao espaço e em seu aprofundamento, independente da área de graduação escolhida. Filhos de servidores do INPE que estudam no Instituto Alpha Lumen trouxeram diversos grupos de visitantes a conhecer o estande.
Algumas visitas se destacaram, como no caso do aluno que em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do nível técnico, utilizou as imagens e os dados das câmeras do satélite CBERS, para identificar e analisar culturas agrícolas. Ele informou que pretende continuar trabalhando nesta área para aprimorar os dados e com isso fornecer informações mais precisas para a agricultura de precisão. Uma estudante de Física do Rio de Janeiro acompanhou a apresentação da doutoranda Camila, que também é física, que além de mostrar os experimentos deu algumas dicas sobre o curso de Física. Ao final da apresentação a estudante disse que ficou motivada a continuar seu curso, pois se identificou muito quando conversou com Camila e se sentiu representada por uma referência feminina falando de tecnologia espacial. O professor da Pós-Graduação do INPE, Márcio, apresentou a câmera MUX e alguns outros experimentos a um grupo de americanos, que ficaram empolgados com o que o INPE faz para a sociedade e para o país. Um aluno de 7 anos do Alfa Lumen visitou o estande com seus pais e ficou empolgado com as explicações recebidas sobre a área espacial. O pai fez questão de parabenizar a equipe do INPE pela atenção concedida ao seu filho e por vê-lo motivado a atuar nesta área.
Serviço de Comunicação Social - SECOM