Notícias
INPE participa de sessão no Senado sobre queimadas e mudanças climáticas
O Senado promoveu nesta quarta-feira (25/09), em Brasília, uma sessão sobre incêndios e mudanças climáticas com a participação de políticos, cientistas, representantes de entidades civis e órgãos governamentais. Clezio De Nardin, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacou a necessidade de mais investimentos e maior fortalecimento dos órgãos ligados às questões ambientais.
O INPE monitora os focos por satélites e oferece as informações para que os órgãos competentes possam combater as queimadas. Também pesquisa os impactos causados pelas mudanças climáticas e fornece dados ambientais para atividades do agronegócio, geração de energia, transportes, serviços e obras, entre outros setores da economia.
Em sua apresentação, o diretor do INPE explicou sobre as tecnologias para o monitoramento de queimadas, da trajetória da fumaça, da qualidade do ar, entre outros indicadores relacionados à previsão de tempo e clima, imprescindíveis para antecipar condições de seca que favorecem a propagação de incêndios.
Clezio De Nardin também falou sobre o desenvolvimento do CBERS-6, o primeiro satélite geoestacionário brasileiro, que fornecerá dados para a previsão do tempo e monitoramento de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades e enchentes.
Durante a sessão, que durou quase cinco horas, todos os participantes enfatizaram que os incêndios são consequência da irresponsabilidade humana. Além disso, as mudanças climáticas têm colaborado na incidência de queimadas que causam prejuízos ao país e comprometem a biodiversidade e a saúde da população.