Notícias
INPE participa da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas
De 18 a 20 de junho, a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas reunirá especialistas para discutir os impactos do aquecimento global no Brasil, transição energética, biodiversidade, efeitos do clima na saúde, recursos hídricos e, ainda, a capacidade de previsão e resiliência das cidades diante de eventos extremos. O evento conta com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Promovida pela Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), a Conferência será realizado em formato híbrido (presencial e online) no Auditório do CNPq, em Brasília (DF).
Além de mesas-redondas sobre as áreas de pesquisa da Rede, haverá debates sobre Mulheres e Mudanças Climáticas; Políticas de Indução à C&T para Mudanças Climáticas; e 5ª Comunicação Nacional à Convenção do Clima.
É a primeira conferência nacional organizada pela Rede Clima, instituída em 2007 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para atender às necessidades nacionais de conhecimento científico sobre as “mudanças climáticas globais” e para dar apoio à diplomacia brasileira nas negociações internacionais sobre o tema.
A Rede Clima reúne mais de cem pesquisadores de todos as regiões do país, organizados em 16 subredes que contemplam a transversalidade do tema, e representantes de ministérios e órgãos do governo envolvidos na agenda climática. Um dos objetivos do evento é avaliar os avanços obtidos pela Rede Clima desde a sua criação e quais serão os seus próximos desafios.
A conferência também abordará qual a contribuição da ciência brasileira para a COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA).
Para o INPE, a sociedade e os tomadores de decisão precisam se conscientizar acerca da importância do conhecimento científico sobre a pauta climática, mostrando que ciência e tecnologia são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável.