Notícias
INPE completa 14 anos de instalação na Amazônia
.
A Coordenação Espacial da Amazônia (COEAM), unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) localizada em Belém (PA), completa 14 anos nesta segunda-feira (01/07). Inicialmente denominado Centro Regional da Amazônia (CRA), foi criado como um Laboratório para Monitoramento Global das Florestas Tropicais por Satélite, para medir e mapear o desmatamento em todo o planeta com o uso de imagens de satélites. As atividades na região Norte iniciaram em 2008.
Em 2010, já em instalações próprias, começou a oferecer capacitação na área de sensoriamento remoto e geoprocessamento, direcionada aos projetos de monitoramento de desmatamento do INPE e, também, parceiros do Brasil em programas ambientais. No COEAM, atualmente são realizados alguns dos mais importantes projetos do INPE.
DETER: sistema de detecção do desmatamento em tempo quase real. Realizado por meio da análise de imagens de satélite de alta resolução capazes de discriminar corte raso, desmatamento com vegetação, áreas de mineração ilegal, além do processo de degradação em diferentes intensidades, cicatrizes de incêndio florestal e corte seletivo, o DETER serve como auxílio às equipes de fiscalização, como as do Ibama. Atualmente, a COEAM abriga atividades do DETER Amazônia e do DETER Cerrado.
TerraClass: monitoramento do uso e cobertura da terra em áreas desflorestadas da Amazônia Legal. Realizado em parceria com a Embrapa, o Terraclass qualifica o desmatamento na Amazônia Legal e já gerou dados para os anos de 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014.
Capacitree: projeto de capacitação em monitoramento de florestas por satélite, que treina técnicos e compartilha geotecnologias e conhecimentos em sensoriamento remoto, para que os participantes sejam capazes de estruturar um projeto de monitoramento de florestas em seus países. Com o Capacitree, o INPE compartilha sua experiência de três décadas no acompanhamento de florestas e já trouxe ao Pará mais de 450 técnicos de países da América Latina, Ásia e África, em parceria com a OTCA (Organização para o Tratado de Cooperação Amazônica) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
O INPE se orgulha muito de ter uma unidade na Amazônia e parabeniza a COEAM por seus 14 anos!