Notícias
INPE colabora com estudos sobre favelas
Parte do projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o Laboratory for investigation of Socio-Environmental Systems - LiSS já está no segundo ciclo de submissão de propostas ao prestigiado Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), gerenciado pela Fapesp.
Dentre as propostas selecionadas está o Centro de Estudos das Favelas (CEFA), que terá sua sede e a coordenação geral na UFABC pelo professor Jeroen Klink e como diretor geral do CEFA, que conta com participação central de pesquisadores do LiSS – Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais e do GeoBiDS - Laboratório de Geoinformática e Big Data Science, ambas estruturas operadas pelo INPE.
Os pesquisadores do LiSS, Silvana Amaral e Antonio Miguel Vieira Monteiro, são investigadores principais (PIs) do CEFA e estão ligados a uma de suas três Linhas de Pesquisa estruturantes, neste caso a Linha 1, Análise e Modelagem de Favelas (Favela Analytics).
A Professora Flávia Feitosa, do Planejamento Territorial da UFABC e líder do GATE – Geotecnologias para Análise do Território, terá o apoio do pesquisador Antonio Miguel Vieira Monteiro para a coordenação desta área.
Um dos produtos do CEFA será o BDC-Favelas, um cubo de dados de observação da Terra brasileiro ajustado para Favelas, que será construído com base em tecnologia do INPE encontrada na Plataforma Brazil Data Cube (BDC).
O Centro de Estudos das Favelas (CEFA) vai abordar lacunas de conhecimento sobre as favelas, com foco: (a) na falta de dados de qualidade em níveis mais altos de resolução espacial e temporal que possam ser mobilizados por comunidades de pesquisadores e profissionais reflexivos; (b) em uma compreensão insuficiente da natureza dinâmica das favelas, da (re)produção contestada de seus espaços e de seus envolvimentos com a reestruturação urbana mais ampla; e (c) nos limites e o potencial das políticas de urbanização. Estas lacunas serão abordadas por meio de três linhas estruturantes de pesquisa pelas equipes interinstitucionais e multidisciplinares que são parceiras e parte do Centro.
A linha de investigação do CEFA sobre Análise e Modelagem de Favelas procura avançar a capacidade analítica para as favelas, criando e apoiando iniciativas que aproveitem a crescente disponibilidade de dados, bem como o poder de computação e análise, ao mesmo tempo que desenvolve pontes para construir conhecimentos interdisciplinares em torno de domínios como as ciências sociais aplicadas, o planeamento territorial e o campo de aprendizado por máquina.
É necessário que os novos instrumentos técnicos possam mediar a articulação entre a reflexão crítica sobre as favelas nas cidades e as práticas espaciais transformadoras. Esta linha de pesquisa envolverá uma gama diversa de atores - incluindo moradores de favelas, sociedade civil organizada, agências governamentais e produtores de dados - para capturas as múltiplas faces das favelas brasileiras e fornecer instrumentos para uma leitura mais completa e matizada das favelas e de suas dinâmicas, complexas e criativas.