Notícias
Estudo revela desafios para sustentabilidade da Bacia do Rio Grande
O artigo Long-term sustainability of the water-agriculture-energy nexus in Brazil’s MATOPIBA region: A case study using system dynamics revela aspectos cruciais sobre os desafios enfrentados na Bacia do Rio Grande devido à crescente demanda global por alimentos. Com a diminuição da precipitação e o recuo dos aquíferos, a expansão agrícola pode enfrentar sérios obstáculos até 2040. Clique aqui para ler o artigo.
O estudo foi realizado por cientistas da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com o Centro de Resiliência da Universidade de Estocolmo.
Conforme o trabalho, a conversão de terras para a agricultura e a geração de energia hidrelétrica estão pressionando os recursos hídricos na Bacia do Rio Grande, um importante afluente da Bacia do São Francisco, na região Oeste da Bahia.
Os pesquisadores ressaltam que a superexploração dos recursos hídricos, aliada às mudanças climáticas, pode limitar a expansão de terras irrigadas no futuro. Além disso, a expansão agrícola pode elevar significativamente a demanda por energia, criando desafios adicionais.
Por isso, melhorar a gestão da água e explorar fontes alternativas de energia são essenciais para garantir a sustentabilidade da Bacia do Rio Grande e mitigar os conflitos futuros.
O trabalho foi desenvolvido no contexto do NEXUS, projeto liderado pelo INPE com o apoio da Fapesp, para buscar estratégias que viabilizem a transição para um futuro sustentável nos biomas Cerrado e Caatinga. O objetivo é elaborar cenários e indicadores que reconciliem as dimensões econômicas, sociais e ambientais – os três pilares da sustentabilidade – na produção agrícola, energética e no uso de recursos naturais.