Notícias
Dia Meteorológico Mundial de 2024
O Dia Meteorológico Mundial é comemorado todo dia 23 de março em comemoração a Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 23 de março de 1950. Esta comemoração destaca a contribuição fundamental que os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais dão para a segurança e o bem-estar da sociedade, e é celebrada através de diversas atividades em todo o mundo. Os temas escolhidos para o Dia Meteorológico Mundial abordam questões relacionadas com o tempo, o clima ou a água.
O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2024 é “Na vanguarda da ação climática”.
Segue a mensagem da Secretária-Geral da OMM, para o Dia Meteorológico Mundial de 2024:
Feliz Dia Meteorológico Mundial,
Como sabem esta é a minha primeira celebração do Dia Meteorológico Mundial como Secretária-Geral da Organização Meteorológica Mundial. Anteriormente, também celebrei este dia no Serviço Meteorológico Argentino, porque é uma oportunidade única de aumentar a conscientização sobre quem somos, o que fazemos e por que o fazemos.
Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais - membros da OMM - desempenham um papel crucial na luta contra as mudanças climáticas. De fato, a comunidade da OMM fornece ferramentas e conhecimentos tanto para a adaptação às mudanças climáticas quanto para a mitigação de seus efeitos. É, portanto, apropriado que o tema do Dia Meteorológico Mundial de 2024 seja “Na vanguarda da ação climática”.
Cada pessoa concebe a Ação Climática de forma diferente, mas todos concordam que é indispensável. E é urgente. E é um chamado para todos. Devemos todos seguir na mesma direção.
Nossas comunidades meteorológicas e hidrológicas coletam, divulgam e analisam dados meteorológicos, hidrológicos e ambientais. Estes são a base para entender o que está acontecendo com o clima agora e como ele está mudando.
Não podemos gerenciar o que não medimos, e nesse sentido a OMM se encontra em uma posição ideal. Temos uma ilustre trajetória de mais de 150 anos dedicados ao intercâmbio de dados e melhores práticas. Esta é a nossa força. Estamos aproveitando esta força para fornecer informações que apoiem as medidas de mitigação. Por esse motivo, lançamos a Vigilância Mundial dos Gases de Efeito Estufa da OMM. Precisamos de mais medições para apoiar a tomada de decisões e a ação climática. Mas a mitigação não é suficiente. Adaptação é IMPRESCINDÍVEL. Para muitos, esta é uma questão de vida e morte.
Como questão prioritária, os Serviços Hidrometeorológicos em todo o mundo trabalham para melhorar os seus sistemas de alerta precoce, que são a peça chave para a adaptação e redução do risco de desastres.
No entanto, até à data, muitos países não estão em condições de emitir estes alertas para proteger seu povo. É por este motivo que, como parte da comunidade mundial, embarcamos na iniciativa "Alertas Precoce para Todos". Até o final de 2027, cada pessoa na terra deve ter acesso a informação oportuna e fidedigna sobre os riscos meteorológicos e climáticos que permitam salvar vidas.
O clima e o tempo afetam quase todas as atividades. Por exemplo, nos sistemas de energia renováveis, em particular os de energia eólica, solar e hidrelétrica, assim como na produção agrícola, pesca, transporte e a saúde. A informação sobre o tempo e o clima contribuem para o crescimento económico. Precisamos redobrar nossos esforços para que a ciência climática se traduza em serviços. E devemos conseguir que tais serviços climáticos sejam mais acessíveis e utilizá-los de forma mais eficiente.
No Dia Meteorológico Mundial, os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais ganham destaque. Eles são fundamentais para a redução de riscos, desenvolvimento, adaptação, mitigação e sustentabilidade.
Temos de garantir que os seus conhecimentos técnicos sirvam de base para a elaboração de políticas de alto nível na ação pelo clima. Como Secretária-Geral da OMM, assumo o compromisso de colaborar com todos e com cada um dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais para conseguir que este ciclo de valor tenha resultados positivos a nível nacional, regional e global. Nesta empreitada, devemos promover inclusão e caminhos sustentáveis.
Perante desafios ambientais sem precedentes, não somos meros observadores. Em vez disso, somos chamados a impulsionar uma mudança de paradigma.
O nosso papel como cientistas e defensores do planeta é mais crucial do que nunca. A vida das gerações futuras está em nossas mãos. Nossos esforços de hoje garantirão um mundo mais seguro e saudável para as gerações futuras – um mundo onde as crianças prosperem em harmonia com a natureza.
Estamos unidos na vanguarda da ação climática para aproveitar a nossa experiência coletiva em prol do bem comum e moldar um amanhã resiliente.
Muito obrigada.
Celeste Saulo - Secretária-Geral da OMM
Em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial, a Coordenação-Geral de Ciências da Terra (CGCT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), convida a todos para prestigiar a palestra intitulada:
“Amazônia na linha de frente das ações contra as mudanças climáticas”
a ser ministrada pelo pesquisador Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão da DIOTG/CGCT.
Data/Horário: 22 de março às 14 h
Link: https://meet.google.com/tfy-koez-sif
Acesse a OMM e todas as informações sobre esta Data Comemorativa:
https://wmo.int/site/frontline-of-climate-action
#WorldMetDay
Créditos: Coordenação-Geral de Ciências da Terra (CGCT).
Serviço de Comunicação Social - SECOM