Notícias
Destaques do evento “INPE Portas Abertas 2023”
O Serviço de Comunicação Social (SECOM) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promoveu o evento “INPE Portas Abertas 2023”, em sua Sede na cidade de São José dos Campos, SP, no dia 14 de outubro de 2023. Este evento de popularização da ciência proporcionou uma maior interação com estudantes da rede municipal e estadual e com a população em geral, que puderam conhecer um pouco mais sobre ciência e tecnologia da área espacial e ambiental desenvolvidas no Instituto. Vale mencionar, ainda, que este evento contou com o apoio de instituições e grupos parceiros, que também foram expositores e divulgaram suas atividades, produtos e serviços para a comunidade. Esta iniciativa do INPE enriqueceu o evento e atendeu a objetivos do Plano de Comunicação Institucional do INPE, que estabelecem fortalecer as parcerias para alcançar maior integração nas interfaces de interesse científico, tecnológico e educacional, e que trazem benefícios para a sociedade e para o país.
O INPE recebeu os visitantes nas instalações de sua ADC, no período das 10h às 17h. As oficinas, exposições e atividades científicas foram todas realizadas no Ginásio de Esportes da ADC, exceto o lançamento de foguetes construídos pelos visitantes com garrafas pet, no campo de futebol.
ABERTURA
Devido a compromissos assumidos fora de São José dos Campos, o Diretor do INPE Clezio Marcos De Nardin designou como seu representante para fazer a abertura do “INPE Portas Abertas” a servidora Marley Cavalcante de Lima Moscati, Chefe Substituta do SECOM do INPE. Na sequência, Marley convidou toda a equipe do SECOM para, junto com ela, darem as boas vindas aos visitantes.
Marley inicia sua fala explicando que o “INPE Portas Abertas 2023” abre as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A SNCT 2023 acontece no período de 14 a 20 de outubro para a realização de atividades a nível nacional e de 16 a 22 de outubro para participação institucional em evento com todas as Unidades vinculadas ao MCTI, realizada em Brasília/DF. Este ano o tema da SNCT foi "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Este tema faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na sequência, expôs que este ano o Portas Abertas veio com alguns diferenciais de edições anteriores. Neste, o número de visitantes não foi limitado, e estes puderam fazer a inscrição previamente pelo e-mail secom@inpe.br, para agilizar a entrada no dia e evitar longas filas, e também na chegada à Portaria Principal do INPE. Também, as inscrições para as visitas guiadas foram feitas no dia do evento, e não antecipadamente. Este formato de organização do evento, concentrando as atividades em um único espaço, visa promover uma imersão interativa e integrativa, benéfica tanto para que o público conheça as diferenças e complementaridades temáticas de cada área, como também permita que as áreas de conhecimento do INPE se relacionem com maior engajamento, pois pela rotina de trabalho muitas vezes isso pode não acontecer.
A Programação é rica e com atividades para todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos). São oferecidas visitas guiadas; exposição de instrumentos, equipamentos, sensores, mecanismos, entre outros; oficinas educativas; espaço para jogos educativos (dominó e quebra-cabeça) com temática espacial; montagem de dobraduras de foguetes e satélites, confeccionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB); apresentações técnicas e também através de banners informativos; visualização do eclipse anular solar em tempo real (vistas em um telão), transmitidas pelo Observatório Nacional a partir do Nordeste do Brasil, entre outras. Praticamente todos os setores do INPE vieram apresentar atividades, projetos, produtos e/ou serviços, e as apresentações devem ampliar a visão interna e externa sobre o que o INPE faz, que vai muito além do desenvolvimento e construção de satélites, monitoramento do desmatamento e queimadas, a previsão numérica de tempo e clima, temas estes recorrentes nas mídias.
Também foi informado que a equipe envolvida estava identificada com crachás personalizados (organizadores, expositores, voluntários e apoio), para facilitar o atendimento ao público. Na entrada do ginásio foi posto um banner com os horários das visitas guiadas e atividades, e os monitores estariam de prontidão para atendê-los. Além disso, na área da ADC tinha espaços específicos para venda de souvenirs com logomarca do INPE e de alimentação.
Finalizou dizendo que o “INPE Portas Abertas” foi idealizado, organizado e apresentado pelos expositores com muito carinho, e desejava a todos um dia proveitoso em termos de aprendizado e trocas de experiência.
VISITAS GUIADAS
Foram oferecidas seis (06) tipos de visitas guiadas, em horários pré-estabelecidos pela manhã e à tarde, sendo estas: 1) Laboratório de Integração e Testes (LIT), pela passarela do 2º andar de onde pode ser visto o hall de testes de satélites; 2) Sala de monitoramento e rastreio de satélites operacionais (CCS); 3) EMBRACE - Sala de monitoramento de fenômenos solares (por exemplo, ejeção de massa coronal e ventos solares); 4) Instalações do Miniobservatório Astronômico do INPE; 5) Observação do céu com a equipe do Telescópio Solar; 6) Laboratório de Ondas Gravitacionais. Dada a grande procura pelas visitas guiadas, ampliou-se o número de grupos e de quantidade de pessoas por grupos.
Era visível a alegria, curiosidade e vontade de muitas pessoas em conhecer os laboratórios, tentando extrair o máximo de conhecimento possível dos palestrantes. Muitos falavam abertamente para a equipe do SECOM que vieram no Portas Abertas especialmente para ir na visita ao LIT e ver o eclipse solar, mas também esperavam ter tempo para conhecer as outras áreas, pois era muito extensa a programação.
O Laboratório de Ondas Gravitacionais entrou na programação de visitação ao INPE pela primeira vez, neste INPE Portas Abertas, e despertou muito o interesse do público. Nas palavras de um visitante:
“Fui visitar o INPE neste sábado, fiquei extremamente contente com a aula explicativa do Professor do Laboratório de Ondas Gravitacionais. Estarei visitando mais uma vez o INPE pois tenho muito interesse em qualquer outra aula explicativa dos outros laboratórios. [...] Estou já ansioso para minha próxima visita”.
A equipe de monitores se extasiavam vendo as crianças e adolescentes conversando com os pais sobre como eles gostariam de trabalhar em um ambiente como aquele, momentos que ficarão guardados na mente de cada um que teve a oportunidade de participar da visita. Uma voluntária enviou o seguinte feedback:
“[...] Foram centenas de participantes que passaram por mim durante aquele dia, solicitando informações de onde se inscrever para determinada atividade, como fazer para visitar tal prédio, onde seria feita a transmissão do eclipse solar, etc. Não faltaram também as perguntas de jovens e adolescentes, do tipo: o que eu tenho que fazer para trabalhar no INPE? Podemos agendar uma visita aqui com o pessoal da minha escola? Ou seja, o evento foi uma oportunidade valiosa de interação da comunidade com o Instituto”.
No INPE, o agendamento de visitas nacionais (instituições educacionais de todos os níveis, públicas e privadas, e o público em geral) é totalmente gratuito e feito através do site, em formulário próprio. A capacidade máxima de pessoas por visita é de 45 pessoas (porém em alguns ambientes é de 25 pessoas, no máximo), e o tour ao Instituto tem duração de 2 horas aproximadamente. Para o agendamento de visitas internacionais ao INPE é necessário encaminhar um e-mail para diretor@inpe.br.
Em vista da grande procura de visitação ao INPE em 2023, aumentou-se a quantidade de dias e duração da visitação. Assim, para 2024, as visitas guiadas acontecerão todas as terças, quartas e quintas feiras, nos períodos da manhã (9h às 11h30) e da tarde (das 13h30 às 16h). As visitas podem ser agendadas a partir da semana do dia 19 de fevereiro de 2024.
OFICINAS
Foram oferecidas 12 oficinas educativas, a saber:
Oficina 1: Cubesats.
Oficina 2: Engenharia Espacial.
Oficina 3: Testando o magnetismo solar na prática.
Oficina 4: Fundamentos das Ciências Básicas e suas implementações no desenvolvimento de Tecnologias Aeroespaciais.
Oficina 5: O que o satélite vê? Entendendo as fotos da Terra.
Oficina 6: Disseminação e difusão do conhecimento de sensoriamento remoto e geotecnologias.
Oficina 7: Projeto Educação: Atividade 1 - Construção de pluviômetro com garrafa pet.
Oficina 8: Projeto Educação: Atividade 2 - Estação meteorológica e seus instrumentos e medidas.
Oficina 9: Projeto Educação: Atividade 3 - Robótica educacional na educação básica.
Oficina 10: “Gaia em Jogo”
Oficina 11: Construção de foguetes com garrafa pet.
Oficina 12: Montagem de dobraduras de foguetes e satélites.
Vale mencionar que os expositores se preocuparam em usar uma linguagem acessível ao público leigo para melhor compreensão dos temas complexos que iriam ser abordados. Algumas das oficinas educativas propuseram atividades que focam nos princípios da sustentabilidade, usando material reciclado e de baixo custo.
Vale mencionar, ainda, que o INPE tem um Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS do INPE) desde 2016, que estabelece as diretrizes e propõe um conjunto de ações para a promoção da gestão sustentável de recursos, levando-se em consideração os atributos de sustentabilidade, a fim de se reduzir impactos e combater desperdícios, de se aprimorar as estruturas e sistemas de serviços das edificações construídas ou reformadas e conscientizar a comunidade inpeana quanto à importância da implantação de medidas que promovam a sustentabilidade nos aspectos social, ambiental e econômica.
Para falar melhor da experiência de participar deste Portas Abertas, na perspectiva dos expositores, segue apenas alguns feedbacks recebidos:
“Participar do Inpe Portas Abertas 2023, foi algo de grande felicidade, pois eu e minha filha realizamos as oficinas de cubesats e Engenharia Espacial, com a participação de crianças, jovens e adultos. Foi uma oportunidade de divulgar conceitos de engenharia espacial e falar sobre missões de pequenos satélites que o INPE realizou e que estão em progresso. Os visitantes estavam sempre atentos e maravilhados com as demais atividades realizadas pelas outras equipes. E parabéns para a equipe organizadora do evento”.
“Participar do INPE Portas Abertas foi uma das experiências mais gratificantes e emocionantes de minha carreira como cientista. É um desafio comunicar aos mais diferentes públicos sobre alternativas de desenvolvimento humano e ambiental na sociedade, frente às mudanças ambientais globais. “Gaia em Jogo” propõe esta reflexão e discussão, na busca de uma nova relação entre o planeta e os seres humanos. A oficina do “Gaia em Jogo” permitiu uma interação franca, amistosa, lúdica e divertida, com pessoas de todos os tipos de formação e de idade. O “Gaia em Jogo” é um jogo concebido em 2017 por estudantes de doutorado da Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre, do INPE”.
“[...] como expositora foi gratificante me deparar com tantas pessoas, principalmente crianças, interessadas e curiosas pelo que estava ao redor, e efetivamente querendo ver os trabalhos e participar das atividades disponíveis. A interação com o público foi de muita diversão. Eu estava na exposição do “Gaia em Jogo” e foi muito divertido interagir com pessoas de diferentes idades, tendo que "adaptar" as explicações sobre o jogo e até mesmo a forma de jogar. Uma curiosidade: as crianças, de um modo geral, tem uma mentalidade bastante colaborativa e tentam trazer os aprendizados da sala de aula para o jogo, que contempla tomadas de decisão que podem trazer benefícios ou efeitos indesejáveis à sociedade, ao meio ambiente, ao planeta como um todo. Uma coisa que me chamou a atenção foi uma das crianças que jogou várias e várias vezes com o pai, e não cansava. No momento do sorteio de alguns exemplares do “Gaia em Jogo”, a criança disse que estava nervosa e que queria muito ganhar para poder jogar mais (uma pena que ela não foi uma das sorteadas)”.
Durante o evento, foram sorteados quatro jogos, cujos ganhadores do “Gaia em Jogo” foram: Estevão Lima de Oliveira, Érick Teixeira Rodrigues, Anne Carolina de Magalhães Baraúna e Iara Simões Garcia.
Feedback recebido de um visitante, encantado com o jogo do Gaia: “Estivemos no evento Inpe de portas abertas e houve um sorteio do jogo Gaia. Infelizmente não conseguimos ganhar. Gostamos demais do jogo e o achamos enriquecedor para trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, com meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento social, e ensinar de forma lúdica”.
A oficina de construção de foguetes com garrafa pet foi outra das mais procuradas. Foram construídos 150 foguetes, que depois foram lançados no campo de futebol da ADC. Algumas crianças preferiram levar seu foguete para casa, como lembrança deste dia memorável.
A expositora desta oficina deu o seguinte feedback: “Primeiramente quero te parabenizar pelo evento. "Foi incrível de bonito". Também quero agradecer pela oportunidade de poder participar com os clubistas, que estiveram na Oficina de construir foguetes com garrafa pet. Mesmo indo apenas três deles, tenho certeza que uma sementinha está sendo plantada no coração de cada um. Eles podem ver esperança em ser cientistas, pesquisadores, técnicos e viram de pertinho o quanto o INPE é grande e importante”.
ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO INPE E PELAS INSTITUIÇÕES E GRUPOS PARCEIROS
As atividades técnico-científicas atraíram a atenção de todas as faixas etárias, curiosos por saberem tudo o que o INPE faz. Vale mencionar que visitantes com algum tipo de deficiência se mostraram interessadas nas diversas apresentações técnicas e oficinas. Isto reforçou na equipe organizadora a importância de se buscar meios de se fazer um atendimento eficiente e extensivo a qualquer pessoa. Certamente isto será compartilhado com todo o Instituto, para que novas ações possam ser pensadas no tocante a inclusão, acessibilidade, além da produção de materiais informativos adequados para a próxima edição do Portas Abertas.
Nas palavras de alguns expositores:
“[...] O ambiente ficou muito harmônico e os visitantes estavam simplesmente felizes. Uma impressão marcante foi que as crianças se localizavam nas imagens orbitais de nossa oficina com mais facilidade do que os pais. Achavam mais facilmente suas moradas, algumas vezes até corrigindo seus pais (homens) mais teimosos”.
“Minha experiência no INPE Portas Abertas foi, de uma maneira geral, bastante positiva. [...] Confesso que imaginei que um instrumento técnico como o SPARC 4, desenvolvido no INPE em colaboração com o LNA, não iria chamar muito a atenção (considerando que usamos um pôster e um monitor onde mostramos imagens do instrumento e do Observatório do Pico do Sias, onde ele está instalado). Imaginei ainda que por ser evento realizado em um feriado no dia do eclipse solar, talvez não fosse favorável para que houvesse um grande número de visitantes. Qual foi minha surpresa quando tivemos uma casa cheia, meu stand foi tão procurado que tivemos dificuldade em nos ausentarmos até mesmo para o almoço. As pessoas apareceram interessadas, fazendo perguntas, curiosas sobre nosso trabalho. Percebi ainda que todos ficaram maravilhados com as demais atividades, em especial a oficina de construção de foguetes e as visitas aos laboratórios do INPE, ao que me parece todos queriam conhecer o LIT!”.
“Gostei bastante da experiência de compartilhar um pouco do que estou estudando no doutorado no INPE e ver principalmente o interesse da comunidade externa e de colegas do INPE na área de aprendizagem de máquina, querendo saber como fazemos o processamento de imagens de satélite, o que é feito no INPE. Minha apresentação trouxe os conceitos de aprendizagem profunda, que é uma área da inteligência artificial voltada para o processamento de imagens de satélite. Destaco três aspectos que me chamaram a atenção no INPE Portas Abertas: 1) Vi crianças muito interessadas e isso, para mim, é uma satisfação grande, pois lembro quando eu era criança e queria ser um cientista. Hoje me sinto realizado sendo um cientista, contribuindo um pouquinho para o desenvolvimento do Brasil em temas voltados para o monitoramento ambiental; 2) Um casal com deficiência visual que assistiram minha apresentação e eu só percebi que eles tinham dificuldade de enxergar após a apresentação, quando a esposa me pediu desculpas pois enxergava pouco, que via apenas alguns vultos, mas que seu esposo enxergava um pouco mais, e que ele usava um óculos que o ajudava a trabalhar em uma empresa com o desenvolvimento de software para pessoas com deficiência visual. Naquele momento percebi o quanto eu não estava preparado para aquela situação, fiquei chocado comigo por não ter pensado em fazer uma apresentação usando recursos que atendessem à deficientes visuais; 3) As perguntas que foram feitas sobre o aprendizado de máquina, eu respondi de forma bem didática e percebi o interesse e a participação de todos. Gostei de aprender com as pessoas que estavam ali e foi gratificante compartilhar o conhecimento que tenho. Este evento é primordial, relevante e deve acontecer anualmente, pois dá visibilidade, traz contribuições e parcerias podem ser feitas. Parabéns pela organização!”
“A interação com jovens e adultos de diferentes faixas etárias permitiu aos expositores explicarem os conceitos por trás de cada pesquisa, e como aquele conhecimento pode ser aplicado e influenciam no nosso dia a dia. A construção de instrumentos e experimentos com material de baixo custo foram apresentados e sugeridas atividades que podem ser abordadas em sala de aula ou experimentos realizados em casa entre pais e filhos, para compreender alguns dos conceitos explicados”.
Os visitantes vieram ao INPE com expectativas. Para saber se elas foram atendidas, segue alguns feedbacks recebidos dos visitantes:
“Inicialmente meu agradecimento por ter permitido participar deste dia muito especial para nós cidadãos que contribuem com o trabalho de vocês e ficamos curiosos em saber o que realizam em benefício deste País. Levei meu netinho de 8 anos para a visita e ele saiu de lá encantado com tudo o que fez e viu. Foi um dia maravilhoso para ele. Foi o que ele disse ao final da visita. Saiu tão entusiasmado que chegou em casa e projetou um satélite. Aguardamos ano que vem para um novo Portas Abertas do INPE! Vejam foto anexa. E para estimular mais as crianças, façam na semana da criança”.
“Prezados Senhores, com satisfação dirijo-me a vocês para agradecer o dia de Portas Abertas INPE. Uma iniciativa digna de elogios que nos proporcionou conhecer o belo trabalho desenvolvido por vocês. Um trabalho de grande valia para nosso país. Não poderia deixar de registrar a atenção e o carinho por todos os funcionários que nos receberam, nos orientaram e nos informaram da melhor forma possível. Parabéns e obrigado pela oportunidade”.
“[...] Eu fui bem recepcionado e encaminhado ao local onde pude desfrutar além das atividades propostas, também conheci parte do espaço tão almejado por simpatizantes das ciências e da tecnologia. Sou professor do SENAI Mauá. [...] Neste dia pude conhecer além do espaço, uma verdadeira feira tecnológica onde pessoas inspiradas e acessíveis e do mais alto gabarito explanaram de maneira muito clara e simples elementos complexos e importantíssimos da sua área, tanto no conceito de vanguarda como no conceito histórico. Nesse dia conheci o fantástico LIT com seus maravilhosos equipamentos e recursos, também recebi informações sobre a área da ótica instrumental com nosso telescópio ótico que já já estará em funcionamento em Itajubá, junto a isso tive a fantástica explicação do outro dispositivo de captação quádrupla redundante inclusive o pessoal estando em parceria com a NASA. Visitei outros estandes como monitoramento de águas, inteligência artificial, jogos lúdicos, entre outros. Além disso, tive o privilégio de conhecer um dos profissionais que participaram da construção do nosso satélite brasileiro que entrou no Guines book, o que me encheu de orgulho e apesar do dia sem sol, acompanhamos em tempo real o eclipse do Sol através de um monitor. As crianças adoraram o espaço onde corriam, brincavam, interagiam e uns pequeninos se maravilharam com um dispositivo para lançamento de foguetes elaborados de garrafa PET, divertiram tanto jovenzinhos de 10 até jovens de 80 anos. A única coisa que posso dizer que é [...] um “ponto de melhoria” foi o tempo curto para tanta coisa relevante e interessante. Fiquei tão extasiado que me inspirei com planos de saber mais, divulgar, interagir nesse tipo de evento, inclusive partilhar com o grupo do SENAI que dou aula e até a instituição como um todo. Parabéns a Instituição, aos organizadores e principalmente a equipe extremamente humanizada, acolhedora e inspiradora. Que aconteçam mais e mais eventos espetaculares assim”.
“[...] Fiquei impressionada com o conteúdo da programação e também com a organização dos horários de visitas, já vi esse tipo de organização em visitas no exterior e percebi logo que seria um sucesso. [...] Fiquei impressionada com a tecnologia que o INPE trabalha, a proficiência dos monitores e dos cientistas nas explicações, em tudo que foi apresentado, aprendi muito no LIT, e tudo o que o INPE desenvolve com tecnologias de ponta. [...] Parabéns INPE pela iniciativa das visitas abertas, acredito que o público que esteve lá levaram uma excelente impressão do que o INPE desenvolve e trabalha, trazendo muito orgulho para o nosso país”.
“Fui neste fim de semana no evento Portão Aberto do INPE. Gostaria de enviar um feedback. PONTOS POSITIVOS: disponibilidade dos vigias em auxiliar encontrarmos vagas para estacionar; exposições interessantes e com pessoas com interesse em explicar; visita aos laboratórios; atenção dos monitores, sempre dispostos a tirarem dúvidas e estavam sempre acessíveis. Como ponto de melhoria eu acredito que poderiam ter mais turmas de visita, como as visitas eram bem rápidas e muita gente ficou de fora, por não ter vaga. Uma sugestão seria fazer a pré-reserva online, pois já chegaríamos com as visitas agendadas. Como muita gente faz a reserva e não vai, talvez poderia ser liberado na manhã do evento. No mais, foi uma pena estar nublado e perdermos o eclipse ao vivo”.
“Foi uma experiência incrível ver tantos colegas de trabalho mostrando suas pesquisas em um único espaço, recebendo o público com tanto entusiasmo e boa vontade em responder cada pergunta curiosa que alguém fazia, por mais simples ou complexa que parecesse”.
Finalizando as atividades do dia, os visitantes puderam assistir ao vivo a transmissão do eclipse anular solar em um telão, com imagens do Observatório Nacional feitas a partir do Nordeste do Brasil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mais de 1.000 pessoas participaram do Portas Abertas do INPE, desde alunos da pré-escola, ensino fundamental, médio e superior, profissionais atuando em várias áreas do conhecimento, até leigos interessados.
O atendimento de toda equipe durante o evento (segurança interna, monitores, expositores, voluntários, apoio, etc) contribuiu para que os visitantes saíssem satisfeitos com a recepção e acolhimento que tiveram em sua visitação ao INPE. A presença de uma ambulância no local, cedida pela Prefeitura de São José dos Campos, também trouxe segurança para que todos pudessem estar no local e curtir o dia com sua família e amigos.
Outro ponto que merece ser destacado é que todas as Instituições e grupos parceiros que estavam no evento como expositores trabalharam com o espírito de que este evento era NOSSO. Isso criou uma corrente de amor que transbordava e, cada um individualmente e todos juntos, deram o seu melhor para que tudo saísse perfeito. Claro que tudo não é perfeito, e os feedbacks recebidos, e que não foram incluídos neste texto, serão levados em conta na organização da próxima edição do Portas Abertas.
Alguns outros pontos elogiados pelos visitantes sobre a organização do evento, foram:
1) A escolha do horário do evento, iniciando às 10h (e não às 8h), que levou em conta ser um sábado e feriado prolongado, quando as pessoas puderam começar o dia em um ritmo diferente dos dias normais de trabalho, fazer as coisas com mais tranquilidade antes de sair de casa para aproveitar seu dia.
2) No ginásio da ADC, onde estavam as atividades científicas e oficinas, também existiu um espaço para descanso, com sofás confortáveis. Muitas famílias e pessoas de idade puderam relaxar entre a visitação de um expositor e outro.
3) O espaço da ADC do INPE também era uma área de lazer espaçosa e convidativa, onde as crianças puderam se dividir entre vivenciar atividades científicas e brincar, correr, deixando a família mais tranquila para aproveitar o evento.
O INPE Portas Abertas também promoveu espaço para interações e troca de experiências entre áreas do INPE e também com outras instituições. Apenas para ilustrar, segue o feedback de um dos expositores:
“Decorrências imediatas desta experiência: nosso material ali exposto foi colocado na entrada do SERE II para ser disseminado pelos pesquisadores da área. Foi autorizado que se buscasse organizar uma exposição por ali que chamamos informalmente de "Sala de Visualização da Amazônia" com imagens multitemporais e exemplos de pesquisas envolvendo Sensoriamento Remoto. Este espaço pode ser mais um ambiente a ser utilizado nas visitas guiadas ao Instituto. Outra decorrência importante que vislumbro é a possibilidade de trazer para o próximo Portas Abertas o Projeto GAIA (a sigla significa Grupo de Atendimento Interdisciplinar ao Transtorno do Espectro Autista – TEA para crianças e adolescentes com níveis leves e moderados) que desenvolve/descobre novas aptidões cognitivas em pessoas dotadas de autismo de diversos níveis. Neste contexto, a ideia é expor o Projeto GAIA e seus métodos, e tentar incluir as pesquisas celestes. Vamos colaborar para que este segmento esteja presente na próxima edição do INPE Portas Abertas”.
Além disso, após o evento, alguns expositores informaram o SECOM que foram contatados para discutir parcerias. Como exemplo, segue:
“Faço parte da Equipe Pedagógica do Museu Interativo de Ciências, e tive a oportunidade de conhecer o trabalho de vocês no último sábado, no evento "Portas Abertas". Conforme conversamos, acredito que será possível criarmos uma parceria de sucesso MIC - INPE, para levarmos o conhecimento científico a um número cada vez maior de pessoas”.
“Trabalho no Senac SP na gerência de desenvolvimento para as unidades do Senac do estado de São Paulo. Estive no último evento do INPE portas abertas e conheci a equipe do jogo Gaia. Gostaria de conversar com vocês mais sobre o jogo e possibilidades de parceria para uso do dele nas unidades do Senac”.
Em todos que participaram na realização do Portas Abertas, a sensação que ficou no final dos trabalhos foi de dever cumprido. Assim, não exista palavra melhor para expressar o que foi realizado neste dia: Orgulho.
AGRADECIMENTOS
A SECOM agradece ao INPE e seus colaboradores (servidores, terceirizados, bolsistas, estagiários) que contribuíram para a realização do INPE Portas Abertas: setor que fez as solicitações de apoio institucional à Prefeitura de São José dos Campos e outras Instituições; pessoas que cederam equipamentos/instrumentos/mecanismos e banners para a exposição; pessoas que cederam e prepararam os suportes para fixar banners; pessoas que deram suporte à toda logística antes, durante e pós evento (nos setores de patrimônio, transporte, mecânica, segurança patrimonial, infraestrutura administrativa, limpeza de área externa); aqueles que foram voluntários e deram suporte às visitas guiadas e nas atividades científicas; pessoas que ajudaram na confecção dos brindes distribuídos durante o evento; expositores; e tantos outros que facilitaram e apoiaram para que o evento atingisse seu objetivo.
Ao Projeto “INPE e Sociedade”, que patrocinou os lanches distribuídos à toda a equipe envolvida no evento (organizadores, expositores, voluntários e apoio).
À Prefeitura de São José dos Campos, por disponibilizar uma ambulância no local do evento. Também, a equipe de profissionais que deram o atendimento na ambulância.
À ADC do INPE, por ceder as instalações do ginásio de esportes e campo de futebol, e ter proporcionado um espaço em condições adequadas para receber os visitantes.
Aos voluntários e INPE e externos, que deram valioso suporte nas diversas atividades.
Aos profissionais que estiveram como apoio na venda de souvenirs e no espaço de alimentação.
Ao Restaurante e Lanchonete Silveiras, pelo suporte ao evento.
Aos escoteiros Pedro Luan dos Santos Lopes e Samir Gamal Dahrouge, que se voluntariaram no dia do evento e ajudaram os monitores a agilizar as inscrições para as visitas guiadas. Eles estavam sob a responsabilidade do servidor do INPE, João Gerd Zell de Mattos, que é também Chefe do grupo de Escoteiros que visitaram o INPE neste dia.
Agradecimento especial às Instituições e grupos parceiros que apoiaram o “INPE Portas Abertas 2023”, cederam equipamentos e equipes de apoio, e/ou foram expositores: Prefeitura de São José dos Campos; Agência Espacial Brasileira (AEB); Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA); Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB); Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP); Mulheres em ETEM2D ITA (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design); Instituto Alpha Lumen; Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); Gaia em Jogo; Projeto Educação; Projeto Céu Profundo; Clube de Robótica da E.M.E.F. DR. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Poti/SP; IFSP/Clube de Ciências meninas nas exatas e Jovens Cientistas; Associação dos Bolsistas, Pós-Graduandos e Pós-Graduados do INPE (ABPG-INPE); MAIS QUE RAIOS; Grupo Escoteiro Amantikir - 4180/SP; Associação de Especialistas Latino Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER);
A todos aqueles que não foram citados acima, mas que contribuíram direta ou indiretamente para que o INPE mostrasse seu trabalho à sociedade de forma tão abrangente.
Às pessoas que enviaram feedbacks sobre este evento. Elas foram muito generosas e incentivadoras a que este modelo de organização seja adotado nas próximas edições do Portas Abertas.
MAIS INFORMAÇÕES:
Reservem a data para o próximo Portas Abertas do INPE: 21 de setembro de 2024! Aguardamos vocês!
Fotos do evento, disponíveis no Flickr: https://flic.kr/s/aHBqjAYKPP
Alguns vídeos do INPE Portas Abertas
https://youtube.com/shorts/PXkiClhKkRo?feature=share
Agendamento de visitas nacionais (instituições educacionais de todos os níveis, públicas e privadas, e o público em geral):
https://www.gov.br/inpe/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/visita/
Plano de Comunicação Institucional do INPE:
https://www.gov.br/inpe/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/repositorio-de-arquivos/port890v2023.pdf)
Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS do INPE): https://www.gov.br/inpe/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/repositorio-de-arquivos/plano-de-gestao-de-logistica-sustentavel-do-inpe-pls-inpe-versao-2022
Projeto GAIA (Grupo de Atendimento Interdisciplinar ao Transtorno do Espectro Autista – TEA para crianças e adolescentes com níveis leves e moderados): https://clifir.com.br/projeto-gaia/
Serviço de Comunicação Social - SECOM