Notícias
Conferência discute ciência e tecnologia para o desenvolvimento social
Entre os dias os dias 30 de julho e 1º de agosto acontece em Brasília (DF) a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que tem como objetivo discutir como a C&T&I pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento social e resultar em melhorias na vida das pessoas.
“Estamos vivendo um marco importante para a ciência brasileira que é o coroamento da retomada do diálogo e da participação dos cientistas e popular”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na abertura do evento, que aborda o futuro da ciência, da política e inovação no Brasil para os próximos 10 anos.
Segundo a ministra, a construção da CNCTI é a demonstração da democracia brasileira tão presente no atual governo. “Estamos fazendo esse evento por meio das vozes que estão com a mão na massa, na construção do dia a dia da política pública. Então fico feliz de ver aqui tanta diversidade, inteligência e a capacidade brasileira de pensar o Brasil”, completou Luciana Santos.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da abertura do evento e destacou o papel da ciência para o desenvolvimento. “Hoje é um dia histórico para o país. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, disse o presidente.
Na terça-feira (30), uma das sessões da CNCTI foi dedicada ao tema “Estratégia brasileira para o setor espacial”. Sob a coordenação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Chamon, participaram do debate o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio De Nardin; Wagner Corradi Barbosa, do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Rodrigo Alvim (Aeronáutica); e Gilberto Câmara (INPE). A sessão foi gravada e está disponível aqui.
Ainda na terça-feira, o pesquisador do INPE Jean Ometto foi o relator da sessão sobre “Mudanças climáticas e os riscos para a Amazônia”.
O tema desta edição da CNCTI é “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e Desenvolvido”. Desde dezembro de 2023, foram realizados mais de 270 eventos preparatórios para a conferência, envolvendo mais de 100 mil pessoas de diferentes setores sociais e em todos os estados do Brasil.
A 5CNCTI se organiza em torno de quatro eixos estruturantes:
- Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;
- Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;
- Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Confira a programação completa da 5CNCTI: https://5cncti.org.br/conferencia-nacional/