Notícias
50 anos do Rádio Observatório Pierre Kaufmann
No dia 30 de outubro de 2023 foi comemorado 50 anos do Rádio Observatório do Itapetinga (20/10/1973), atual Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK). O evento contou com a participação de autoridades como o Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin, do Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Milton Flavio Moura, do Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tulio de Castro Vasconcelos, do Prefeito de Atibaia, Emil Ono e do Presidente da Câmara de Vereadores Ademilson Militão. O evento teve ainda a presença de pesquisadores e professores de Rádio Astronomia do INPE, Mackenzie e da USP e representantes de outras Instituições.
Em 20 abril de 1977, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais assinou o primeiro convênio de cooperação científica com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e um contrato de comodato. Até 2018, o INPE foi o responsável, integralmente, por manter: equipe com técnicos especializados; Comitê destinado à alocação de tempo de observação para pesquisadores e instituições interessadas; limpeza e segurança além de toda a infraestrutura necessária para funcionamento do ROPK.
Adaptada à realidade dos dias atuais, a cooperação que seguiu após 2018 é mais coparticipativa, com atuação das duas Instituições que uniram esforços para que o Observatório se fortalecesse, dando continuidade à sua trajetória de pioneirismo. Enquanto a manutenção e infraestrutura é majoritariamente de responsabilidade do INPE, o Mackenzie investiu na contratação de um corpo técnico em substituição ao que o INPE manteve até 2018.
Ambas as instituições são responsáveis pela retomada das operações de ciências e disponibilização do ROPK para a comunidade astronômica brasileira. O desenvolvimento de instrumentação, projetos científicos e de formação de recursos humanos, tem contado com o inestimável suporte da Fapesp, CNPq, MCTI, Finep, Mack Pesquisa e Capes.
O processo de modernização do ROPK contou com fundamental apoio internacional, através de um acordo de cooperação entre o Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC, China) e por intermédio do Laboratório Conjunto China-Brasil de Clima Espacial que está estabelecido no INPE, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), através de seu Centro de Rádio Astronomia e Aplicações Espaciais – CRAAM. O principal escopo desta cooperação foi a reforma dos laboratórios e a aquisição do sistema de apontamento.
Além do papel fundamental na rádio astronomia nacional, hoje o ROPK vem ampliando seu apoio a diversas atividades ligadas a outras disciplinas e Instituições, como no caso do Projeto Ecológico de Longa Duração da Unesp de Rio Claro, a ONG Simbiose, o Instituto Federal de Bragança Paulista, a UniFaat e a Prefeitura de Atibaia. No âmbito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o ROPK está iniciando uma colaboração com os professores da Escola de Engenharia, como no caso do Mack Bambu da engenharia civil, que vem pesquisando a utilização deste material na fabricação de moradias sustentáveis.
Serviço de Comunicação Social - SECOM