Saiba Como Ingressar
A seleção dos candidatos ao Mestrado e Doutorado se dará em três fases, descritas a seguir.
Adicionalmente, o candidato deve preparar um conjunto de documentos para comprovar sua trajetória acadêmica (um novo formulário será enviado aos inscritos):
- tempo em que estudou na rede pública, se for o caso
- monitorias realizadas durante a graduação (PAD, PAE, etc)
- estágios realizados no Brasil
- estágios, cursos de graduação, ou outras atividades acadêmicas no exterior,
- bolsas de IC/PIBID/Projetos de extensão
- participação em atividades de IC/PIBID/projetos de extensão sem bolsa
- artigos publicados em periódicos avaliados pela CAPES, como primeiro autor
- artigos publicados em periódicos avaliados pela CAPES, como coautor
- trabalhos completos em eventos internacionais, como autor
- trabalhos completos em eventos internacionais, como coautor
- trabalhos completos em eventos nacionais, como autor
- trabalhos completos em eventos nacionais, como coautor
- apresentações em eventos internacionais
- apresentações em eventos nacionais
Primeira fase (eliminatória):
Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por 3 membros do Corpo Docente nomeados pelo Coordenador Acadêmico. A comissão examinará a documentação apresentada no ato da Inscrição. Em caso de documentação incompleta, o candidato será eliminado do processo seletivo.
A avaliação dos candidatos será feita com base na qualidade da documentação apresentada na inscrição, de forma independente pelos 3 membros da Comissão de Seleção. Cada membro atribuirá o conceito de Aprovado ou Reprovado para cada um dos candidatos.
Após a análise independente da documentação de todos os candidatos por cada um dos 3 membros, a Comissão de Seleção se reunirá para tomar uma decisão final. Passarão para a segunda fase os candidatos que tiverem sido aprovados por unanimidade (3 membros da Comissão) ou por maioria (2 membros do Comissão).
Segunda Fase (eliminatória):
Na segunda fase de seleção, a documentação dos candidatos aprovados na primeira fase ficará à disposição do Corpo Docente da PGSER para análise. Nessa etapa os docentes identificarão os candidatos que possuem formação/perfil/interesse/experiência que eles julgam ser mais adequados para os projetos e linhas de pesquisas nos quais atuam. Cada docente poderá indicar até 6 candidatos, que passarão para a terceira fase do processo de seleção.
Terceira fase (eliminatória):
Na terceira fase os candidatos deverão ser aprovados em pelo menos uma entrevista com membro do Corpo Docente, e na prova de inglês. A prova será realizada de forma presencial no INPE, em São José dos Campos/SP, ou em outros sítios do INPE, ou em outras instituições de ensino superior ou de pesquisa, que contem com o apoio de docentes ou pesquisadores locais, mediante uma combinação prévia com a coordenação da PGSER. Os candidatos podem fazer a indicação das instituições e do docente ou pesquisador responsável para a coordenação da PGSER (thales.korting@inpe.br), durante a 1ª fase do processo de seleção.
Os candidatos que tirarem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova de inglês (tradução de um texto em inglês para o português, sem consulta), serão considerados aprovados na prova de inglês. Os candidatos que tirarem nota inferior a 7,0 (sete), serão eliminados do processo seletivo.
Os candidatos poderão apresentar certificado de Exame de inglês, e solicitar dispensa da realização da prova de inglês. Exames como TOEFL, IELTS, Cambridge e DET poderão ser aceitos como proficiência em Língua Inglesa. Os interessados deverão apresentar o resultado de um desses Exames, que será avaliado pelo CPSER. O resultado será aceito desde que seja um Exame recente (máximo de 2 anos) e que a nota seja compatível com as da tabela disponível na página de Bolsas de Estudos.
ENTREVISTA
Os candidatos serão entrevistados pelos docentes que os selecionaram. Durante essa entrevista o candidato será avaliado pelo futuro orientador em função dos seguintes aspectos:
- Desenvoltura na maneira de expressar uma ideia ou um pensamento.
- Conhecimentos básicos em sua área de formação, uso da linguagem, facilidade de exposição oral de suas ideias.
- Aderência do tema proposto pelo candidato à linha de pesquisa do docente.
As entrevistas poderão ser realizadas presencialmente no dia da prova de inglês, ou por videoconferência (nesse caso o aluno deverá entrar em contato com o docente para marcar uma data).
Cada docente emitirá um parecer (aprovado ou reprovado) sobre os candidatos que entrevistou, e entre os que foram aprovados, selecionará um candidato para ser seu orientado. Os candidatos aprovados, mas que não foram a primeira escolha de nenhum docente, ficarão na lista de espera, e caso haja alguma desistência, poderão ser chamados.
* Os candidatos devem observar as datas indicadas na página Cronograma e Resultado dos Processos de Seleção. Quem estiver na lista de espera pode ser convocado até o dia da matrícula (verificar datas no Calendário Acadêmico).
Informações Adicionais
No ato da inscrição, o candidato fornece os emails de pelo menos 3 contatos para fazerem cartas de recomendação (é necessário conferir os endereços de email e confirmar com as pessoas; é recomendável indicar mais do que 3 pessoas). Essas pessoas receberão um email com as instruções (em português e em inglês) e link para o preenchimento online das cartas. As 3 cartas (ou mais) devem ser enviadas apenas pelo sistema, até o dia 31 de Outubro. Não aceitamos cartas via correio ou entrega pessoal.
Os candidatos a Doutorado, se aceitos, deverão concluir seu Mestrado até a data de matrícula. No ato da inscrição, aqueles que ainda não tiverem concluído o Mestrado, ao invés da cópia da dissertação, deverão enviar cópia da qualificação ou proposta de dissertação de Mestrado.
Informações sobre bolsas de estudos estão disponíveis em https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/posgraduacao/ser/bolsas-de-estudos.
Só aceitamos candidatos que vão realizar o curso em regime integral. Na inscrição, no item "plano de estudos", não é obrigatório que o candidato apresente um projeto de Mestrado ou Doutorado, mas o candidato precisa especificar quais são as suas pretensões em cursar nossa pós-graduação, e informar em qual área gostaria de desenvolver a sua pesquisa. Como em nosso curso temos docentes de diversas áreas (e.g. agricultura, áreas urbanas, oceano, águas interiores, florestas, processamento de imagens, radar, sensoriamento remoto hiperespectral, etc), esse espaço é bastante útil para que os docentes identifiquem candidatos compatíveis com suas linhas de pesquisa, e possam escolher adequadamente quais candidatos irão chamar para a entrevista (caso passem na primeira fase do processo de seleção).