Aluno de Pós-Graduação do INPE em Engenharia e Tecnologias Espaciais recebe prêmio em Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, Micro-Ondas e Optoeletrônica
São José dos Campos-SP, 20 de novembro de 2020
O MOMAG 2020, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), aconteceu entre os dias 8 e 12 de novembro de 2020 e premiou o aluno da Pós-Graduação em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (ETE/CSE) André Ferreira Teixeira como melhor artigo do evento.
O evento congrega o 19º Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica e o 14º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, sendo este o principal encontro de eletromagnetismo do País, realizado a cada dois anos. O congresso que aconteceria presencialmente em Niterói – RJ, ocorreu remotamente devido a COVID-19, sendo realizado pela Universidade Federal Fluminense/UFF, com apoio da COPPE/UFRJ.
O aluno premiado faz parte do grupo de pesquisa em Eletromagnetismo Aplicado (PELET) da Coordenação de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico (COPDT), onde estudam novos dispositivos para geração de radiofrequência, utilizando tecnologias de Linhas de Transmissão Não Lineares (LTNL), operando em frequências elevadas e alta potência.
Com o título "Seleção de Materiais Aplicada à Magnetização Axial de uma Linha de Transmissão Não Linear Giromagnética para Uso Espacial", o trabalho ganhador do prêmio conta ainda, além de André, com a coautoria de Fernanda S. Yamasaki, José O. Rossi, Joaquim J. Barroso, Daniel A. Nono e Maria do Carmo A. Nono, sendo agraciados também com um osciloscópio RTC1000 da empresa Rohde & Schwarz.
André Ferreira Teixeira é aluno de mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (ETE/CSE) e é orientado pelos professores José Osvaldo Rossi e Joaquim José Barroso.
Qualquer informação adicional contatem a srta. Juliana Lira.