Proposta Curricular
Estrutura Curricular
O Curso de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre tem como foco a realização de estudos para avaliação de impactos das mudanças ambientais globais e regionais nos sistemas socioeconômico-ambientais, especialmente aqueles que possam subsidiar o desenvolvimento nacional e a qualidade de vida, bem como desenvolver tecnologias aplicáveis ao monitoramento, mitigação e adaptação às mudanças ambientais e formar recursos humanos na área. Para a formação destes recursos humanos altamente qualificados, a grade curricular implantada no Programa de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre procura promover a interdisciplinaridade, o qual é um dos objetivos centrais do curso. A partir de 2014, o ingresso no curso se dá primeiro através uma prova seletiva de conhecimentos gerais ligados ao tema de Ciência do Sistema Terrestre, cujo material bibliográfico é disponibilizado eletronicamente. Em uma segunda etapa é realizada a analise curricular, bem como de um plano de trabalho proposto pelos candidatos e então são realizadas entrevistas com os selecionados. Os períodos acadêmicos do INPE são trimestrais, iniciando-se em março de cada ano. Cumprindo a carga horária normal de disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas em cada período, conforme Catálogo do Curso, o aluno terá completado, ao final do terceiro período, os créditos exigidos em disciplinas. Ainda, dentro do primeiro período letivo, o aluno submete-se a uma Entrevista de Qualificação perante a uma comissão “ad hoc” indicada pelo Conselho do Curso. Esta entrevista determina o plano geral de trabalho e as disciplinas a serem cursadas para que o aluno possa desenvolver o seu tema a partir de fundamentos sólidos. Embora, não se faça necessário um titulo, esse plano deve estar em consonância com o tema geral proposto para o futuro trabalho de tese. Ressalta-se que tendo em vista o caráter interdisciplinar, os alunos são incentivados a buscar temas que envolvam as diferentes áreas de conhecimento. Após o término das disciplinas, os alunos realizam o Exame de Qualificação, onde um tema é apresentado ao aluno por uma comissão de docentes e então seu desenvolvimento deve ser submetido à avaliação de uma Banca. O Exame de Qualificação tem por objetivo evidenciar a amplitude e profundidade de seus conhecimentos, bem como sua capacidade crítica em relação a um tema dentro do escopo da Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre. No período seguinte ao Exame de Qualificação, o aluno deve submeter-se ao Exame de Proposta de Tese perante uma Banca Examinadora, no qual será verificada a validade, a originalidade e a viabilidade da proposta. Ainda, como requisito para a obtenção do titulo de doutor e estímulo à produção científica, o curso exige que o aluno seja primeiro autor de um artigo científico derivado de sua tese, aceito em revista com corpo editorial, cuja classificação seja A, B1 ou B2 do sistema Qualis da CAPES para a área Interdisciplinar ou de Ciências Ambientais.
O elenco de disciplinas do programa cobre as ciências naturais, sociais e socioeconômicas, cujos conteúdos contemplam abordagens teóricas e aplicações. A estrutura curricular do Curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre é composta de 5 disciplinas obrigatórias e 18 disciplinas optativas. Como disciplinas obrigatórias, todos os alunos devem cursar: Introdução à Ciência do Sistema Terrestre; Fundamentos das Ciências Sociais: Perspectiva Interdisciplinar; Introdução à Modelagem do Sistema Terrestre, Metodologia de Pesquisa Científica e Seminários Temáticos de Pesquisa. A primeira disciplina obrigatória tem 4 créditos (60 horas de aula), as duas últimas não têm crédito (20 horas de aula) e as demais tem 3 créditos (45 horas de aula). Espera-se, com as disciplinas obrigatórias, que todos os alunos adquiram conhecimentos básicos sobre (i) o sistema terrestre integrado e as mudanças ambientais globais; (ii) os paradigmas das ciências sociais, no contexto social, político, econômico, e as principais dimensões humanas das mudanças ambientais globais; (iii) a modelagem do sistema terrestre para o estudo da interação entre os sistemas naturais com os sistemas humanos; (iv) os principais conceitos envolvidos nas atividades de pesquisa. Após cumprir as disciplinas obrigatórias os alunos seguirão com as disciplinas optativas relacionadas com o seu tema de tese, as quais foram definidas na Entrevista de Qualificação de modo a nortear seus trabalhos. A interdisciplinaridade também é focada nos Seminários Temáticos de Pesquisa, nos quais temas previamente selecionados servem como base para discussão de diferentes questões científicas, os quais são discutidos sob as diferentes perspectivas. Os seminários têm o propósito de complementar a formação curricular básica dos doutorandos e funcionam (i) como um seminário de laboratório de pesquisa; (ii) como um espaço reservado a palestras e curso temáticos de curta duração; (iii) como uma oportunidade para reflexão interdisciplinar e exploração cientifica com vistas em pensar as políticas públicas na perspectiva da sustentabilidade e das mudanças ambientais globais. Caso haja necessidade de obter conhecimentos básicos em outras áreas disciplinares, os alunos poderão cursar disciplinas dos outros programas de Pós-Graduação disponíveis no INPE como a Meteorologia, Sensoriamento Remoto ou Geofísica Espacial. Estes PPGs contam com quadro de docentes especialistas em diferentes sub-áreas. Os alunos com o Mestrado devem completar o número mínimo de 14 créditos em disciplinas, uma vez que recebem 24 créditos pelo Mestrado, enquanto que os alunos sem Mestrado deverão cursar disciplinas e/ou participar de outras atividades acadêmicas a serem definidas na Entrevista de Qualificação, de forma a completarem os 38 créditos exigidos pelo curso.
Experiências inovadoras de formação
As atividades de ensino e pesquisa dos alunos podem ser desenvolvidas indistintamente em São José dos Campos e Cachoeira Paulista. O CCST dispõe do moderno recurso de telecomunicação (videoconferência), permitindo que as aulas sejam assistidas pelos alunos simultaneamente nas duas cidades. Além disso, o CCST dispõe de acesso exclusivo (conta privada) de WEBCONF, via RNP, que permite a conferência entre usuários conectados remotamente a partir de um navegador na Internet, no qual se pode fazer uso de bate-papo, quadro de notas, compartilhamento de áudio, vídeo, desktop, o que facilita a interação de discentes e docentes sem necessidade da presença física no mesmo local.
Atividades desenvolvidas: