CONVITE: SEMINÁRIOS PGCST (12/04/2019): ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA – DO RIO UBERABA, MG: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES ENVOLVIDAS
Data: 12/04/2019 – sexta-feira Palestrante: Prof. Dra. Vera Lúcia Abdala – IFTM – Campus Uberaba, MG Resumo:
Horário: 14h00min
Local: Auditório Lambda– Prédio Lambda – INPE/SJC
Título: Área de Proteção Ambiental – APA – do rio Uberaba, MG: A Importância da participação das comunidades envolvidas
O município de Uberaba situa-se na micro região do Triângulo Mineiro, MG. A cidade possui mais de 300 mil habitantes, sendo o rio Uberaba, a principal fonte de abastecimento de água do município.
A sub-bacia do rio Uberaba drena o município e o seu rio principal é o Uberaba e sua foz desagua no rio Grande. A APA faz parte da região que integra a bacia do rio Uberaba, situada a montante do ponto de captação de águas da cidade de Uberaba.
No governo de Itamar Franco, em 21/01/1999, foi sancionada e publicada a lei que estabeleceu as áreas de proteção ambiental da respectiva bacia. E a partir daí, essa área tornou-se fonte de estudos e interesses, e hoje a temos com legislação municipal.
É vital a importância do estudo das bacias hidrográficas na qual o pesquisador poderá mostrar para a comunidade os dados gerados. Esse trabalho é que denominamos de extensão e “formiguinha”, no qual retiramos da gaveta e dos computadores os trabalhos extraordinários que foram desenvolvidos e o remetemos para comunidade.