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DOCENTES EM INTERCÂMBIO NO EXTERIOR
Docente: Dra. Ana Paula Aguiar
Local: The Stockholm Resilience Centre (SRC) – Stockholm University – Suécia
Início: 2017
Resumo: Pesquisadora que trabalha com cenários e modelos no projeto Mundo em 2050 (TWI2050) abordando os seguintes temas: Modelagem de mudança de terra, Cenários participativos e multiescala, Interações entre escalas, Caminhos para um futuro sustentável, Modelagem baseada em agente, Estimativas de emissão de GEE, SDGs. A docente ingressou no SRC em meados de 2017 para trabalhar no projeto TWI2050 (O Mundo em 2050), uma iniciativa de pesquisa global em apoio à implementação bem-sucedida da Agenda 2030 das Nações Unidas. O TWI2050 visa abordar todo o espectro de desafios transformacionais relacionados à realização dos 17 ODS de uma maneira integrada. O projeto fornece uma estrutura para a comunidade científica para explorar um portfólio de medidas necessárias para alcançar todos os ODS em conjunto, usando abordagens de cenários de back-casting quantitativos e qualitativos. No contexto do TWI2050, a docente atua como o elemento de ligação do SRC entre os grupos de trabalho do projeto, conectando os componentes do projeto de modelagem, narrativa, governança e espaço de destino para discutir os caminhos para alcançar os ODS. Sua pesquisa específica enfoca os métodos para vincular abordagens de back-casting qualitativas e quantitativas em diferentes escalas e trazendo as perspectivas locais / regionais para cenários globais. Desde seu doutorado, sua pesquisa se concentrou no uso de modelos e cenários como ferramentas para entender diversos processos de mudança de terra (desmatamento, expansão / intensificação agrícola, desertificação). Alinhada ao trabalho que agora desenvolve no TWI2050, ela foi pioneira na aplicação de back-casting para discutir caminhos para um futuro sustentável na Amazônia brasileira em múltiplas escalas. Ela supervisionou vários estudantes de doutorado e mestrado, trabalhando em vários aspectos do uso da terra e cobrindo questões, da escala local à regional, incluindo vegetação de crescimento secundário, arranjos institucionais e decisões de uso da terra, restauração e otimização da paisagem, cenário participativo e agente modelagem baseada. Atualmente, a docente é um dos principais autores da Primeira Avaliação Global do IPBES sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e contribuiu para o IPCC como cenário e especialista em emissões em reuniões / workshops. Ela é membro do projeto AIMES (Análise, Integração e Modelagem do Sistema Terrestre).
Docente: Dr. Myanna Lahsen
Professora Associada
Local: Environmental Policy Group (ENP), School of Social Sciences, Wageningen University – Holanda
Início: 2017
Resumo: A docente estuda dinâmicas socioculturais e políticas e dimensões de políticas relacionadas a mudanças ambientais globais, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento, com atenção central à forma como o conhecimento é produzido, emoldurado e implantado. Sua pesquisa inicial buscou compreender as dimensões sócio-culturais e políticas que estruturam as divisões entre os cientistas dos EUA e seus aliados em torno da questão da mudança climática induzida pelo homem. Temas de interesse: Mudança ambiental global e sustentabilidade: políticas de conhecimento em ciência e sociedade; política de especialização; interface ciência-política; avaliações ambientais e científicas; a pesquisa precisa apoiar as transformações em direção à sustentabilidade; geoengenharia de governança; política de política ambiental; desenvolvimento; antropologia / sociologia da ciência; política cultural; Relações norte e sul; tomada de decisão participativa (equidade, democracia, construção de cenários); sistemas alimentares sustentáveis e dietas (consumo de carne); meios de comunicação e meio ambiente (cobertura das mudanças climáticas nos meios de comunicação brasileiros); Análise de redes sociais; transformações verdes; sociedade de risco. Desde seu trabalho de doutorado entre cientistas ambientais, ela seguiu um caminho fortemente interdisciplinar, enquanto desfrutava de posições de pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA e na Escola de Governo JF Kennedy da Universidade de Harvard. Em Harvard, também foi professora de Ciências Ambientais e Políticas Públicas antes de se mudar para o Brasil, onde estudou geopolítica da ciência do clima e se tornou Pesquisadora Associada Sênior no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atuou em painéis de revisão e aconselhamento na Fundação Nacional de Ciências dos EUA e como assessor das Nações Unidas na interface de política científica e questões de sustentabilidade global. Ela também participou da organização da ciência ambiental internacionalmente, atuando como Oficial de Ciências Sociais no International Geosphere-Biosphere Programme de 2007-2009, como membro do painel Young Scientist no processo de “Visioning”, resultando na criação do programa de pesquisa Future Earth (www.futureearth.org) e como organizador da Conferência de Cientistas Iniciais da Future Earth sobre Ciência Integrada em Vigoni, Itália, em 2014 (http://www.icsu.org/news-centre/news/top-news/young- cientistas-met-to-debate-futuro-da-economia-verde). Nesta função, ela foi encarregada de selecionar o conteúdo científico e os convidados para estimular novas idéias de pesquisa e novas redes de colaboração entre cientistas em início de carreira selecionados em todo o mundo para colaborar nos tópicos relacionados à saúde dos ecossistemas, bem-estar humano e economia verde. Continuando a explorar a dinâmica da política de mudança climática nos Estados Unidos e no Brasil, sua pesquisa atual tem várias vertentes. Uma linha examina os impactos da produção de soja e carne no Brasil e como os meios de comunicação brasileiros cobrem esses impactos no contexto das mudanças climáticas. Outra pesquisa explora os padrões sociológicos refletidos nas atividades e preferências relacionadas às políticas climáticas entre os atores e partes interessadas do setor multissetorial brasileiro, usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos, incluindo a análise de redes de políticas. Uma terceira linha de sua pesquisa visa direcionar a política científica de tal forma que ela seja mais capaz de responder aos desafios de sustentabilidade do século XXI. Cursos ministrados como professora associado na Universidade de Wageningen:
– ENP-35806 – Qualidade e Governança Ambiental. Coordenador e palestrante do curso de mestrado de grande porte. Altamente interdisciplinar, integrando sociologia ambiental, ecotoxicologia e administração pública, entre outras áreas do conhecimento.
– ENP-60312 – Consultoria Internacional de Política Ambiental. Dirigir 16 estudantes selecionados que trabalham como um grupo e em subequipes para fornecer resumos de política científica à Divisão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável sobre questões transversais e integradas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como insumos para informar os preparativos substantivos para as Nações Unidas. 2018 Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF). Enfoque nos ODS e questões relacionadas com “Transformações para Sociedades Sustentáveis e Resilientes”, incluindo tecnologias de inteligência artificial.
– SDC-32806 46 – Sociologia no desenvolvimento: rumo a uma perspectiva crítica. Docente em curso centrado em “vidas desperdiçadas” (Zygmunt Bauman) sobre os impactos dos processos de desenvolvimento e globalização em todo o mundo.
– Princípios de Ciências Ambientais – Supervisão de um grupo de estudantes focado no papel das comunicações de massa nas políticas e políticas da carne.