Biblioteca
O INPE possui uma biblioteca central em São José dos Campos e duas outras em Cachoeira Paulista que compõe o Sistema de Informação e Documentação (SID) do Instituto. Os alunos e pesquisadores dispõem de bibliotecas entre as melhores e mais atualizadas da América Latina nestas áreas do conhecimento.
Criada em 1965, com a missão específica de promover informação especializada para a comunidade técnico-científica do instituto, o acervo da Biblioteca Física do INPE dispõe atualmente de mais de 82.600 volumes entre livros, teses, relatórios e mapas, e mais de 158.000 fascículos de periódicos. Cerca de 95% do acervo é composto por publicações das áreas de atuação do INPE, ou seja, Ciência Espacial e da Atmosfera, Aplicações Espaciais, Meteorologia, Ciência do Sistema Terrestre e Engenharia e Tecnologia Espacial. O acervo conta também com uma Mapoteca composta por aproximadamente, 4.800 mapas, entre cartas topográficas, imagens de radar e de satélite, cartas náuticas, mapas políticos, hidrográficos, geológicos, Projeto RADAM, e outras publicações como Atlas, Enciclopédias, Estudo de Águas Subterrâneas e Aptidão Agrícola dos Solos.
A Biblioteca Digital da Memória Científica do INPE (BDMCI) contém mais de 45.300 registros de metadados, sendo que mais de 30.200 destes contêm o texto completo em formato digital. A partir de 2001, todas as submissões tornaram-se on-line facilitando as admissões de novas contribuições no formato digital. O acervo vem crescendo em um ritmo acelerado e atualmente oferece acesso a mais de 6.000 documentos eletrônicos como: e-prints, livros on-line, teses e dissertações. Desde 2003, a Biblioteca Digital tornou-se um provedor de dados, conforme o padrão internacional OAI-PMH (“Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting”), fazendo com que os trabalhos armazenados no acervo estejam acessíveis a partir dos provedores de serviços OAI espalhados pelo mundo. Assim, os trabalhos do INPE constam, por exemplo, na base de dados da Universidade de Michigan – OAIster (com mais de 9 milhões de referências) e na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT.
Todo o corpo discente e docente do INPE tem acesso a várias publicações científicas (versão completa) disponíveis no Portal Periódicos da CAPES, além de publicações de editoras tais como Elsevier, Academic Press, entre muitas outras. Para localização e obtenção de cópias de documentos no Brasil e no exterior, o Serviço de Informação e Documentação do INPE mantém os seguintes convênios: COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica, ISTEC – “Ibero American Science and Technology Education Consortium”, REBAE – Rede de Bibliotecas da Área de Engenharia, BL – “British Library Document Supply” e o empréstimo entre bibliotecas. O sistema permite assim acesso ao conteúdo de inúmeras bibliotecas em todo mundo e acesso a versões eletrônicas das mais importantes publicações nas áreas de atuação do INPE. Encontra-se em tramitação o convênio entre o INPE e a NASA Center for Aerospace Information (CASI) para a disponibilização e divulgação de toda a produção intelectual do INPE pela NASA. Isso dará uma maior visibilidade ao INPE, bem como, aos seus Cursos de Pós-Graduação.