Coleta e Autoarquivamento
Os Servidores, Alunos, Bolsistas e Estagiários do INPE que possuírem trabalhos publicados e estiverem com os Currículos Lattes devidamente atualizados até o início dos meses de junho e dezembro de cada ano, podem ter a inclusão automática das referências de suas publicações na Biblioteca Digital da Memória Científica do INPE, por meio da importação automática da Plataforma Lattes, nas seguintes categorias de documentos:
- Artigos Publicados em Periódicos
- Trabalhos em Eventos
- Capítulos de Livros
- Livros
Para isso, ao preencher uma referência em seu Currículo Lattes, verifique cuidadosamente os seguintes itens:
- Tipo da Referência (diferenciar corretamente entre trabalhos em eventos e capítulos de livro);
- Informar o nome correto do evento, sem abreviações e conforme norma ABNT (por exemplo: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 18 (SBSR). Informar também o título dos anais (se houver), bem como os respectivos ISBN/ISSN;
- Ordem de Autoria (verificar se confere com o que consta no trabalho publicado);
- Nome dos Autores (toda vez que possível, preencher por completo o nome dos autores e, em particular, os do INPE);
- DOI (se houver, o preenchimento é essencial).
IMPORTANTE: Para possibilitar a importação da Plataforma Lattes, é imprescindível que o Autor tenha cadastrado o INPE como endereço profissional em seu Currículo Lattes. Para tanto, é necessário acessar o currículo, clicar em "Dados Gerais » Endereço » Profissional » Instituição/Empresa", e verificar se nessa opção consta "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais". Caso o INPE não esteja cadastrado, é preciso inclui-lo para que as referências de seu currículo possam ser importadas para a Biblioteca Digital.
Após a importação das referências, faz-se necessária também a inclusão dos textos completos das respectivas publicações na Biblioteca Digital, o que possibilita a consolidação dos Indicadores de Gestão do INPE. Neste sentido, a DIBIB solicita o envio da versão final do trabalho revisado pelos pares antes de ser publicado (final draft), ou a versão PDF publicada pelo editor, dependendo da política editorial. O depósito do texto completo é mais uma garantia da preservação do trabalho e mais uma opção de acesso aberto ao mesmo.
Além de contribuir para a difusão e preservação do conhecimento, a coleta da produção científica institucional é fundamental para a montagem dos Relatórios e Indicadores da Produção Científica do INPE. Tais relatórios e indicadores consistem em instrumentos essenciais para a definição de ações e a obtenção de recursos junto ao MCTI, AEB e agências de fomento.
A sua colaboração é essencial para a Instituição!
Em caso de dúvidas, entre em contato.
E-mail: simone.delducca@inpe.br
Telefone: (12) 3208-7348