Plano Diretor do INPE
O Plano Diretor da Unidade (PDU) ora publicado é um instrumento de planejamento e de gestão que espelha a identidade do nosso Instituto no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe e às atividades que pretende realizar. Do ponto de vista conceitual, a filosofia de trabalho de um indivíduo reflete um pouco da sua personalidade, da leitura e interpretação do meio em que vive, da sua capacidade de relevar e atuar segundo suas crenças.
No caso do INPE, a filosofia de trabalho institucional observada ao longo dos seus 60 anos espelhou em grande medida a personalidade dos seus dirigentes. No início, visionária e ousada. Nos anos, com o INPE e o País passando por diferentes etapas de amadurecimento, sua personalidade institucional evoluiu de expansiva para extemporânea, chegando ao pragmatismo. E nos recentes anos, experimentou o desenvolvimento vegetativo associado com o efêmero uso do programa espacial como agente estruturante do país.
Para que possamos contribuir com um novo futuro para o País, mas olhando para o passado para não cometer velhos erros, estamos interagindo com diversas instâncias do estado com objetivos distintos e complementares. Como ação de curto prazo, interagimos com os agentes de governos para buscarmos recursos imediatos para reverter a tendência decadente do investimento e promover a ruptura do círculo vicioso orçamentário. Os resultados obtidos e a publicação deste Plano, juntamente com o planejamento elaborado ao longo do ano de 2021, nos permitem cautelosamente aceitar alguns dos desafios apresentados nos objetivos estratégicos propostos neste documento.
Como exemplo de ação de médio prazo, interagimos com outras instituições para mapear adequadamente as demandas nacionais. Isso, além de descrito nos capítulos introdutórios, também se reflete nos objetivos deste documento, quebrando um pouco a autofagia e engrandecendo o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Essa proposta, além de servir para documentar as demandas nacionais que ficam arquivadas nos documentos assessórios do processo que levou à gênese deste documento, provoca um reposicionamento do PEB como agente estruturante do País.
Esta postura antagônica de ousadia controlada, também nos permite interagir com outros agentes de estado para promover uma discussão sobre o papel do setor espacial como agente modificador da condição social, a exemplo de outros países com programas equivalentes. Este último passo, associado à nossa cultura institucional de entregar benefícios à sociedade, pode reverter definitivamente o quadro descrito nos parágrafos iniciais.
Mas isso somente será verdade se os avanços propostos pela comunidade Inpeana neste documento puderem ser concretizados. Isso, por sua vez, passa pela compreensão da contribuição dos diversos atores (políticos, jurídicos, reguladores, parceiros) para o trabalho sistemático e coordenado, numa sociedade plural e coletiva.
Escolha o documento para realizar o download:
Anteriores: