Ingresso - Mestrado e Doutorado
Como ingressar no Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) do INPA oferece de 10 a 20 vagas anualmente (dependendo a disponibilidade de bolsas), sendo de 1 a 2 vagas para candidatos estrangeiros.
Os candidatos que se formaram no Brasil devem ter diploma de curso aprovado pelo MEC.
Do candidato que tiver diploma de graduação de instituição estrangeira, não se exigirá a revalidação do diploma no Brasil. No entanto, o diploma e histórico escolar de graduação devem estar legalizados junto à representação diplomática do Brasil no país de origem. Diplomas em espanhol e inglês podem ser apresentados apenas no original. Diploma em outro idioma devem ser apresentados com tradução juramentada em português.
Não havendo candidatos estrangeiros inscritos aptos ou aceitos, o número de vagas para candidatos brasileiros aumentará proporcionalmente ao número máximo de vagas, e respeitando as notas mínimas exigidas na seleção.
Forma de ingresso
A única forma de ingresso é por exame de seleção realizada anualmente. Os candidatos brasileiros e estrangeiros que não são do PEC/PG (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação) farão provas de conhecimento específico, em português e de suficiência em língua inglesa. Os estrangeiros, caso selecionados, deverão apresentar no ato da matrícula, certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras).
Os candidatos do PEC/PG (Ver http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php) são avaliados diretamente pelo Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Se aprovados, realizarão posteriormente prova de suficiência em língua inglesa conforme o Regulamento Específico do PPG Entomologia.
É fundamental notar que os detalhes de inscrição e procedimentos de seleção podem mudar de ano para ano e são detalhados no edital de seleção anual.
O processo de inscrição é feito via e-mail através do envio de um formulário de inscrição (que está disponível junto ao edital de seleção) e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição e quaisquer documentos complementares futuros para a inscrição são estabelecidos no edital anual do processo de seleção.
O exame de seleção é oferecido em várias cidades brasileiras, desde que solicitado pelos interessados e geralmente é realizado no início de novembro. Cada edital anual de seleção inclui uma lista completa das cidades onde o exame será realizado.
A seleção é feita por uma Comissão de Seleção indicada pelo Conselho do Programa e é constituída por cinco (5) docentes do Programa ou pesquisadores indicados pelo Conselho. O processo seletivo consta com duas fases: 1) prova de conhecimento específico e proficiência em inglês; 2) análise do Currículo Lattes (CL).
São considerados aprovados aqueles que atingirem a nota igual ou maior a 7,0 (sete) na prova específica.
A análise do CL é classificatória. Apenas são considerados os componentes do currículo para os quais se apresentem os comprovantes. Os critérios de avaliação dos itens curriculares estarão listados na Tabela de Pontuação do Currículo em anexos no edital. Além disso, o histórico escolar e a carta de candidatura são avaliados. Esta etapa será realizada pela comissão de seleção sem a presença dos candidatos. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente a partir da ponderação das notas obtidas na Prova de conhecimento específico (peso xx% - xx por cento) e Análise Curricular (peso xx% - xx por cento). O candidato que tiver a maior pontuação no CL ficará com nota 10 (dez) e os demais terão notas proporcionais a esta.
Em caso de empate entre os candidatos, o currículo será utilizado como “critério de desempate” para classificação final.
O tópico de estudo recomendado para a prova de conhecimentos específico é em entomologia geral.
Literatura sugerida:
Gullan, P.J.; Cranston, P.S. 2012. Os Insetos – Um resumo de Entomologia – 4ª Ed. Editora Roca. 496pp.
Rafael, J.A.; Melo, G.A.R.; Carvalho, C.J.B.; Casari, S.A.; Constantino, R. 2012. Insetos do Brasil: Diversidade e taxonomia. 1ª Ed. Editora Holos Ltda. 810 pp.
Os resultados do exame de seleção de mestrado normalmente são divulgados em meados de dezembro, e os candidatos aprovados com vaga tem um prazo, normalmente até o início de janeiro, para enviar a documentação necessária para a confirmação da vaga.
Os candidatos aprovados no exame de seleção, mas não com nota suficiente para obter vaga em primeira instância, formarão uma lista de espera, de onde poderão ser convocados caso os candidatos com vaga desistirem ou desclassificarem.
Os documentos normalmente solicitados para confirmação da vaga são:
-
Formulário de inscrição impresso e assinado;
-
Diploma ou certificado de conclusão do curso superior (cópia);
-
Histórico escolar de graduação completo (cópia);
-
Documentos de identificação (cópias RG e CPF);
-
Fotos 3x4 (duas);
-
Declaração de disponibilidade de tempo para cursar o mestrado;
-
Declaração de ciência de não garantia de bolsa;
-
Comprovante de todos os itens pontuáveis no Currículo Lattes.
Detalhes adicionais sobre a documentação exigida e documentação adicional podem ser definidos em cada edital de seleção.
Orientadores
Apenas professores credenciados no PPG-Entomologia podem atuar como orientadores. Os co-orientadores podem ser de fora do INPA e não precisam ser credenciados, mas devem ter titulação de doutorado. Cada aluno pode ter até dois co-orientadores.
É importante ressaltar que para participar do processo seletivo não é necessário ter um orientador ou projeto de mestrado definidos. O orientador pode ser escolhido até 30 de maio do ano de ingresso no curso.
Como ingressar no Doutorado
O ingresso no doutorado do PPG Entomologia se dá por seleção quadrienal. O candidato deve ter o aceite de um orientador do INPA, além de duas cartas de recomendação, uma carta de apresentação e o projeto de tese. Este deve ser compatível com as linhas de pesquisa do curso e da área de conhecimento do orientador, e deve incluir introdução, justificativas, objetivos, desenho amostral (se houver), material e métodos, resultados esperados, cronograma e fontes de financiamento.
Para mais informações, consulte o edital de seleção (disponível em: xxxxx).
Apenas os professores credenciados no PPG-Entomologia podem atuar como orientadores (ver seção Docentes neste website).
Matrícula
O candidato que for aprovado para admissão será tratado como aluno regular após a apresentação da documentação na secretaria do PPG Entomologia. Somente serão matriculados os candidatos aprovados que apresentarem a documentação exigida pelo PPG Entomologia.
A matrícula é semestral durante a vigência do aluno no curso. A partir do segundo semestre no curso, a matrícula é condicionada ao encaminhamento de relatório semestral de atividades.
Bolsas
A aprovação no Programa não é garantia de obtenção de bolsa. O PPG Entomologia possui cotas de bolsas federais (CNPq, CAPES) e estadual (FAPEAM). A distribuição das bolsas segue os critérios estabelecidos pela comissão do Programa.
Regulamento
O regulamento do PPG-INPA e o regulamento do PPG-Entomologia estão disponíveis neste website
Alojamento e alimentação
O INPA não oferece de alojamento para estudantes.
O INPA possui uma cantina que oferece refeições a preços razoáveis.
Deslocamento e vacinação
Os custos de deslocamento dos candidatos aprovados até Manaus para ingresso no PPG-Entomologia não são cobertos pelo INPA.
A vacinação contra a febre amarela é obrigatória para quem viaja para Manaus.