Organização Interna
Organização interna da COTIN
Publicado em
18/12/2022 22h00
Atualizado em
19/12/2022 18h26
Atualmente a Coordenação de Tecnologia de Informação do INPA possui a seguinte estrutura:
1. Centro de Operações de Rede – (NOC) | Infraestrutura
O NOC atua na operação da rede de computadores do INPA e de suas unidades regionais, bem como na operação da segurança cibernética relacionada à rede do INPA.
Os serviços oferecidos pelo NOC vão desde os serviços básicos de rede de computadores, passando por serviços para a comunidade de usuários da rede do INPA, serviços de infraestrutura (datacenters, servidores e ativos de rede) até computação de alto desempenho.
2. Suporte ao Usuário
O Suporte ao Usuário atua na operação de soluções para os usuários de TIC do INPA e de suas unidades regionais.
Os serviços oferecidos pelo setor que funciona como uma Central de Atendimento vão desde instalação de programas básicos, passando por configuração de softwares, clientes de correio eletrônico e catálogos de contatos, instalação e configuração de softwares de comunicação multimídia, antivírus, proxy, instalação, configuração e manutenção e montagem de hardware (impressora, scanner, token, entre outros) até serviços de rede de primeiro nível.
3. Desenvolvimento de Sistemas Institucionais
O setor de Desenvolvimento de Sistemas atua no provimento de soluções de TIC para apoio aos processos institucionais de caráter corporativo, à tomada de decisão e à transparência pública, na operação das arquiteturas tecnológicas de portais, sistemas e dados, além de gerenciamento de projetos de modernização dos sistemas.
Os serviços oferecidos pelo setor de Desenvolvimento de Sistemas vão desde o desenvolvimento de aplicações, passando por elicitação e documentação de requisitos de software, elaboração de documento de visão de sistema e projetos de software, realização de análise de viabilidade e impacto para o desenvolvimento de software, desenvolvimento de sites até o projeto de interface de aplicações.
O processo de desenvolvimento de sistemas é norteado pelo procedimento de desenvolvimento de software (PDSw), já documentado podendo ser acessado [aqui]. (Falta homologação do CETIC - Comitê de Tecnologia da Informação).
4. Pesquisa e Desenvolvimento em TI
O setor de P&D em TI atua no provimento de soluções de TIC para apoio aos processos institucionais de caráter finalístico, à tomada de decisão baseada na gestão do conhecimento científico, na construção de bases de dados semânticas, no big data, na Ciência de Dados, entre outras áreas relevantes de pesquisa em TIC que permitam o desenvolvimento de soluções para o INPA.
5. Considerações sobre Gestão de Pessoas da COTIN
Para atendimento das atribuições da COTIN, o quadro de pessoal é preenchido por servidores concursados para a execução de atividades de suporte e desenvolvimento de soluções corporativas, e apoio direto na implantação das soluções produzidas por meio de contratos de prestação de serviços.
Sobre a prestação de serviços de manutenção especializada de equipamentos,a COTIN procura alcançar um modelo de atendimento aderente às orientações da SETIC, corroborado pelas diretrizes de governança de TIC emitidas pelo TCU, nas quais é indicada a solução de manutenção e suporte por meio de serviços especializados prestados por empresas da área de TI. O INPA não dispõe em seu quadro funcional de mão de obra indicada para esta finalidade, e os serviços de manutenção necessários são prestados por empresa especializada.
Voltar