Ciência na Escola
Pela vivência no Bosque da Ciência, estimulamos o interesse do estudante na conservação do meio ambiente e na importância da ciência para a vida. E para muitos, vamos além! Caminhar pelas trilhas e ver um macaco caçando um inseto para o almoço ou conversar com uma pesquisadora sobre como as abelhas fazem mel tendo um monte delas em volta e não ser picado ou provar daquele delicioso mel das melíponas, ah isso cria conexões e memórias!
Oportunizar experiências estimulantes e educativas que dão apoio ao aprendizado é um dos objetivos do Programa Ciência na Escola (PCE) - Bosque da Ciência como laboratório para fortalecer a educação básica em ciências na Amazônia. Outra frente importante do programa para reforçar o aprimoramento do ensino é o desenvolvimento de materiais de apoio, inclusive para as pessoas com necessidades especiais, e que sejam de fácil acesso aos professores.
A maioria dos materiais é elaborada em parceria com projetos e laboratórios de pesquisas do Inpa, alguns até com coletivos externos, fortalecendo a nossa interação com outras organizações. São cartilhas sobre os cuidados com a floresta amazônica, mudanças de temperatura em Manaus no decorrer dos anos e, para os pequenos, livreto de colorir o Bosque. Também fizemos cartões postais com pinturas de personagens do folclore visitando o nosso museu vivo da Amazônia. O Coletivo Matintas nos ajudou a colocar o Curupira e o Mapinguari medindo os quelônios no Cequa, a Caipora admirando a folha gigante na Casa da Ciência e a Cobra Grande dando uma volta pela passarela suspensa. Uma aventura e tanto!!!
Mas não para por aí. Fizemos Concurso de Plano de Aulas para professores de escolas de Manaus, que gerou visitas guiadas e exclusivas a cada um dos mais de 20 professores participantes e suas turmas, no processo de reabertura do Bosque em meados de 2022. Com a aplicação e avaliação dos planos, adaptamos junto com os professores alguns para integrarem os recursos do Bosque como instrumento de ensino e aprendizado. Os planos de aulas se alinham à implantação do Programa Trilhas Educativas, que traz roteiros estruturados e sistematizados para uma visita escolar. Aqui os atrativos distribuem-se como núcleos, ou seja, ‘pontos de parada’ para interações e explicações mais detalhadas, antes de seguir a trilha e chegar ao novo núcleo. Assim, todos os núcleos/atrativos do roteiro específico são explorados durante o passeio.
Com as atividades do PCE, esperamos ainda qualificar professores para o ensino através da investigação científica, estimular estudantes para as carreiras científicas e fortalecer a interação do Inpa com instituições de ensino básico e superior. O Programa, portanto, ajuda a apresentar o Bosque como importante estrutura da rede de instituições do MCTI que contribuem para o aprimoramento do ensino de ciências na Amazônia.