Ambientes
Lago Amazônico
Aqui é o lugar ideal para relaxar e tomar fôlego depois de visitar tantas atrações. No Lago Amazônico você encontra espécies de plantas e de animais típicos da região, como quelônios, peixes, aves e algumas plantas aquáticas amazônicas. Você também vai encontrar o Chapéu de Palha, um local que abriga uma pequena exposição sobre organismos aquáticos, conhecendo um pouco mais sobre os animais desse habitat.
Ilha da Tanimbuca
A Ilha recebeu o nome de uma árvore gigante, a tanimbuca, que, segundo os cientistas, o indivíduo do Bosque tem mais de 600 anos e é uma espécie que chega a 45 metros de altura. Por conta do seu tamanho, a árvore é uma das principais atrações do parque. Tem uma copa bem larga, sua madeira é marrom clara e é muito resistente, sendo bastante valorizada. Infelizmente ela é um dos poucos exemplares remanescentes da mata primária existente do Bosque, nos lembrando da importância da preservação ambiental.
Na ilha você também vai encontrar outras espécies de árvores como a sumaúma - a gigante da Amazônia, paxiúba, cupuaçu, açaí, tucumã, caiaué, araçá-boi, cacau e guaraná, além de um córrego artificial que cerca o local e abriga diversos animais como os quelônios e diferentes espécies de peixes.
Parque Aquático Robin Best (peixe-boi da Amazônia e ariranha)
Você já ouviu falar no peixe-boi da Amazônia? E na ariranha? Esses animais têm pelo menos duas coisas em comum: são mamíferos aquáticos e podem ser observados no Parque Aquático Robin Best, no INPA.
Estes animais corriam risco de vida, foram resgatados, recebendo toda a assistência para poderem, quando estiverem saudáveis e em condições de se adaptar novamente à natureza, retornar aos rios amazônicos.
O parque aquático recebeu o nome de um importante pesquisador do INPA, o canadense Robin Best, pioneiro nas pesquisas com estes animais e que contribuiu bastante para a conservação dessas espécies. Estes animais são um dos atrativos mais queridos dos visitantes do Bosque.
Casa de Rolo Resto
Essa casa foi projetada no estilo Log Home, que utiliza toras de madeira tratada inteiras, um modelo comum em países do hemisfério norte, como Estados Unidos, Canadá e Finlândia. Na versão da Casa de Rolo Resto foram utilizados resíduos do tipo de rolos-resto, que são o resultado do processo de torneamento das toras na confecção do compensado. Ela é montada toda com encaixes, sem a utilização de pregos, oferecendo uma estrutura sólida e duradoura.
Casa Eco
A Casa Eco é um modelo de casa ecológica, ou seja, uma casa sustentável, construída de forma a minimizar seu impacto no meio ambiente. Ela tem a capacidade de captar e utilizar água da chuva e conta com estação de tratamento ecológico de esgoto. Seu tamanho é 42,92 m2, podendo acomodar uma família. Além dos materiais convencionais, utiliza-se o bambu de origem amazônica como componente de painéis de paredes (revestidos com barro-bambu).
Purificador de Água - Água Box ou Ecolágua
Todo mundo sabe que sem água não existiria vida na Terra. Nós precisamos de água para beber, cozinhar alimentos, tomar banho, escovar os dentes, regar plantações etc. Para isso ela tem que ser de qualidade, ou seja, própria para o consumo. Foi pensando nisso e a partir de uma demanda de indígenas da Amazônia que o INPA, em parceria os povos originários, desenvolveu um purificar de água alimentado pela energia solar, capaz de tornar águas contaminadas de rios, lagos, poços e da chuva em água potável, livre de bactérias e germes, pela ação dos raios ultravioleta. O Água Box foi testado e depois instalado em comunidades indígenas e ribeirinhas com sucesso e até em Nampula, na África. Ele pode purificar até 400 litros por hora e servir a uma pequena comunidade. A tecnologia de natureza social, que ajuda a reduzir desigualdades e a promover o bem-estar social, está disponível para comercialização no mercado com o nome de Ecolágua.
Auditório da Ciência
O ambiente tem capacidade para até 150 lugares e é utilizado para atividades científicas e eventos, como institucionais, comemorativos, técnico-científicos (congressos, simpósios etc.) e de educação. O ambiente é climatizado e possui sistema integrado de multimídia para projeção e sonorização. O fundo do palco e janelas em vidro permitem ao participante do evento visualizar a vegetação e os animais do Bosque da Ciência; não raro macacos, preguiças, pássaros e outros bichos aparecem por lá. Tem ainda salas de apoio ao palco, banheiros masculino e feminino, sala de operação técnica, copa e hall de entrada, onde muitas vezes é servido o coffee break. As instituições parceiras interessadas em solicitar o uso do Auditório da Ciência para eventos alinhados às temáticas trabalhadas pelo INPA precisam entrar em contato, enviando por e-mail bosque@inpa.gov.br com e concordar com as regras de utilização.