Notícias
Nota de Pesar - Gilberto de Assis Ribeiro
Comunicamos com muito pesar o falecimento do servidor aposentado Gilberto de Assis Ribeiro, de 71 anos, que faleceu na última quarta-feira (25/01/2023). O pesquisador era formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1982) com mestrado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (1996). O pesquisador tinha experiência em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente com compostagem, adubação orgânica, permacultura, leguminosas e fertilidade de solo, manejo do solo e agroecologia. O velório ocorrerá hoje, às 14h, no Parque do Tarumã. Nossa gratidão ao Gilberto pelos anos dedicados ao Inpa e às pesquisas voltadas ao desenvolvimento da agronomia na Amazônia. À família e amigos externamos nossas condolências. Descanse em paz, Gilberto!
Veja depoimentos de amigos
"Gilberto era um biólogo que abraçou a agricultura familiar! Foi um dos pioneiros da agroecologia e da produção orgânica no estado do Amazonas. Depois de aposentado, por motivo de saúde, plantou uma agrofloresta no quintal da sua casa e lá continuou fazendo suas experimentações agroecológicas. Foi uma das pessoas mais bondosa e abnegada que já conheci, sempre ajudando a todos! Descansa em paz amigo, você estará sempre conosco!", pesquisadora do Inpa Dra. Sônia Alfaia.
"Tive o imenso prazer de ter orientado esse Extraordinário Homem no período que fez o mestrado no CENA/USP em Piracicaba,SP (1994-96). Ele já havia passado um mês no CENA em 1987, para aperfeiçoamento em técnicas isotópicas. Desde a primeira vez que o conheci, ainda em Manaus, notei o bom coração que ele tinha, pois não podia ver alguém pobre, que ele o ajudava. Em outra ocasião, quando percebeu que estava sem dinheiro, pediu-me dinheiro emprestado para dar a um pedinte. Pensava que ele ia esquecer desse empréstimo, mas no dia seguinte estava com o dinheiro para me devolver. Não aceitei e lhe disse 'fique com você para não ficar mais pobre que esse pessoal que você ajuda'. Ele me agradeceu sorrindo e disse que daria para outro pobre, mas em meu nome. Comentei hoje no CENA com uma pessoa que o conheceu na ocasião, que, com certeza, se o Céu existe, ele foi direto para lá. Muito obrigado, meu amigo, por ter ajudado tanta gente aqui na Terra. Descanse em paz", orientador de Gilberto, Dr. Takashi Muraoka.