Notícias
Nota de Pesar – Pesquisadora aposentada Maria de Jesus Coutinho Varejão
Banner: Rodrigo Verçosa - Editora Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lamenta com profundo pesar o falecimento da pesquisadora aposentada, Dra Maria de Jesus Coutinho Varejão, ocorrido no dia 19 de junho. Formada em Engenharia Química (UFPE/1968), mestrado em Química - Química Analítica Inorgânica (PUCRJ/1978) e doutorado em Biologia - Ecologia (PPGBTRN-Inpa/Ufam), Maria de Jesus dedicou mais de 40 anos de sua vida às pesquisas no Inpa, principalmente na área de química analítica, trabalhando com produtos florestais e com toxicidade da madeira Amazônica, e a orientação de muitos alunos e profissionais da iniciação científica à pós-graduação.
Nascida em 10 de novembro de 1943, Maria de Jesus era filha de professores. Aprendeu a ler entre três e quatro anos de idade e aos cinco já estava alfabetizada. Entrou para os quadros do Inpa em 01 de abril de 1975, mas desde o início da década já atuava como bolsista. A pesquisadora titular III aposentou-se em novembro de 2013.
Em entrevista para “A Ciência que eu faço”, Maria de Jesus contou “que correu muito nos paralelepípedos de Recife durante a época da Revolução”, e mais a frente revelou um sentimento que é expresso por muitos apaixonados pelas pesquisas que desenvolvem nesta Casa. “O Inpa é a minha vida”. Nosso muito obrigado Dra Maria de Jesus, descanse em paz! À família e aos amigos, nossos sinceros sentimentos e condolências!
Abaixo mensagens de despedida de colegas e amigos do Inpa.
"Homenagear ‘Jesus’ nesse momento, de tristeza e de dor, é lembrar de sua história de dedicação e doação ao trabalho dentro do Inpa. Após sua aposentadoria, um ‘grupo de amigos’ esteve presente em vários momentos de sua vida, especialmente nos aniversários dela. Momentos em que ríamos, contávamos as novidades, comíamos...e víamos sua alegria com a nossa presença. E cada amigo, tem uma história pessoal com ela de afetos, e mesmo de trabalho que ficarão na memória de cada um. Amiga querida, siga sua jornada sendo polêmica, irreverente, sarcástica, apaixonada, plena!”. Com carinho, "Amigos da Mesa 5".
“Dra Maria de Jesus C. Varejão era uma pessoa boa, brincalhona e amiga. Uma coisa que ela fazia com muito prazer era orientar. Trabalhei por décadas com a Dra Maria de Jesus [no Laboratório de Química da Madeira] e nunca conheci uma pessoa mais inteligente que ela”, conta Irineide de Almeida Cruz.