Notícias
Live do Inpa apresenta experiências exitosas de Turismo de Base Comunitária na Amazônia
- Foto: Picasa
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma modalidade de turismo em que as comunidades e populações locais têm participação efetiva nas tomadas de decisão sobre as atividades e a gestão e elas são as principais beneficiárias das atividades. Experiências exitosas na Amazônia serão apresentadas em live do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na próxima terça-feira (31). O evento é gratuito, com transmissão, às 9h (horário de Manaus), pelo canal do Inpa no Youtube/INPAdaAmazonia .
O Turismo de Base Comunitária oferece inúmeras vantagens sociais, ambientais, culturais e econômicas para as populações locais, como inclusão social e colaboração na organização comunitária, além de não ser uma atividade que concentra renda.
“Do ponto de vista do visitante, é um turismo em que a pessoa tem maior e melhor contato com as pessoas do local, tem maior conexão com o local como um todo”, explica Pedro Nassar, biólogo e mestre em Gestão de Áreas de Protegidas na Amazônia que será o palestrante convidado da Live “Turismo de Base Comunitária - gestão participativa em tecnologia social”.
A inscrição pode ser feita acessando o endereço https://www.even3.com.br/turismocomunitarioamazonia/ ou diretamente no evento clicando aqui . Os inscritos na live receberão declaração de participação de 3 horas.
“Na oportunidade serão debatidos os potenciais e as dificuldades para o desenvolvimento do turismo de base comunitária, que apresenta alto potencial na Amazônia. O expositor trará as principais experiências empreendidas na região”, destacou a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa e mediadora da live, Denise Gutierrez.
Programa de Turismo de Base Comunitária
Desde 2016, Pedro Nassar coordena o Programa de Turismo de Base Comunitária (TBC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, responsável pela assessoria técnica para as iniciativas dessa natureza e pela realização de pesquisas para apoiar o manejo da atividade.
Entre as iniciativas de capacitação do Programa, há o curso de formação de multiplicadores de TBC que, desde o início em 2011, já formou seis turmas de profissionais voltados para instituições que trabalham com TBC ou que pretendem atuar na área. A seleção é feita por meio de Edital e recebe inscrições de pessoas de diferentes instituições (academia, ONGs, governos, comunidades), priorizando quem atua na Amazônia.
“Os cursos costumam ter 15 participantes. Os custos do curso (estadia em Tefé e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, alimentação, transporte local) são por conta do curso. Os participantes precisam arcar com as passagens de ida e volta”, explica Nassar.
No momento, não há previsão para a abertura de novas turmas, mas os interessados podem acompanhar as novidades no site do Instituto Mamirauá.
Pousada Uacari
O Programa de TBC do Instituto Mamirauá também trabalha na assessoria técnica oferecida à Pousada Uacari , uma iniciativa de turismo cuja gestão é compartilhada entre as comunidades e o Instituto.
Os moradores envolvidos na atividade de TBC são afiliados à Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo de Mamirauá (AAGEMAM) e trabalham em sistema de rodízio, aproximadamente 12 dias por mês. Cada hóspede da Pousada Uacari contribui com a "Taxa de Apoio Socioambiental", cobrada na própria tarifa da Pousada. Este valor é destinado ao financiamento de projetos comunitários na Reserva Mamirauá e à vigilância ambiental da área. “Assim, o visitante colabora com a compra de barcos, construção de centros comunitários, rádio de comunicação, entre outros”, explicou Nassar.
O trabalho e a dedicação de ribeirinhos e técnicos para gerir a Pousada Uacari são apresentados no documentário “Compartilhando Saberes”, disponível no canal do Instituto Mamirauá no YouTube .
Tecnologia certificada
Em 2019, o Turismo de Base Comunitária da Pousada Uacari recebeu a certificação da plataforma Transforma! Rede de Tecnologias Sociais, da Fundação Banco do Brasil (FBB), e pode ser consultada em https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/turismo-de-base-comunitaria-melhorando-vidas-e-preservando-o-meio-ambiente . Mais detalhes serão compartilhados por Pedro Nassar na Live .
Minibio
Biólogo e mestre em Gestão de Áreas de Protegidas na Amazônia, Pedro Meloni Nassar entrou para o turismo como monitor de estudos pedagógicos, viajando para diferentes regiões do país. Trabalhou como guia no Pantanal e, desde 2008, vive na Amazônia, quando começou a trabalhar como guia naturalista na Pousada Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. Foi técnico em gestão participativa no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Desde 2016, é coordenador do Programa de Turismo de Base Comunitária do mesmo Instituto, atuando na assessoria de comunidades locais no turismo, com destaque para a Pousada Uacari e as comunidades da Reserva Mamirauá atuantes no empreendimento, comunidades da Reserva Amanã, Terra Indígena Jaquiri e comunidades do Mosaico do Baixo Rio Negro. Atua como titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Tefé. Trabalha em prol da conservação e da melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. É apaixonado pela natureza e observador de aves.