Notícias
Inpa recebe alunos e pesquisadores do MIT durante intercâmbio cultural e científico pela Amazônia
Os estudantes conheceram um pouco sobre as áreas de atuação do Inpa, as coleções zoológicas e o Bosque da Ciência - Fotos: Victor Mamede
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebeu na última quarta-feira (29) um grupo de alunos e pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, durante um intercâmbio cultural e científico pela Amazônia. A programação foi voltada para a música, tecnologia e ritmos da Amazônia.
O grupo foi recebido pelo titular da Coordenação de Cooperação e Intercâmbio (Cocin), Laurindo Campos, no Auditório da Ciência, onde iniciou a imersão. Os estudantes puderam conhecer as pesquisas do Inpa, apresentação das reservas e atividades de extensão. Também tiveram a oportunidade de entender sobre as mudanças climáticas, os processos de troca que ocorrem entre a floresta e a atmosfera, a questão da fotossíntese e de como as folhas se reproduzem e agem. As palestras foram conduzidas pelos pesquisadores do Inpa, Bruce Nelson e William Magnusson.
A coordenadora de Tecnologias Sociais do Instituto, Denise Gutierrez, enfatiza que o Inpa é conhecido por receber visitas internacionais, mas a visita do MIT é especial, pois se trata de alunos que estão pela primeira vez tendo importante troca de experiências na região Amazônica.
"São experiências que eles vão carregar para a vida inteira e estão tendo uma visão sobre o que é a Amazônia a partir da vivência aqui conosco. Nós temos o privilégio de moldar vidas e gerar nesses estudantes impressões sobre a região e sua floresta, a Amazônia e seus potenciais", destaca.
O grupo fez um tour pelo Bosque da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Viveiro dos Jacarés, Recanto dos Inajás e pelo Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa). Na parte da tarde, tiveram a experiência de conhecer as coleções zoológicas do Inpa.
Composto por mais de 75 pessoas, entre alunos e pesquisadores dos cursos de tecnologia do MIT, o grupo tem um interesse especial pela música. O grupo se apresentou no Teatro Amazonas na sexta-feira (31), com o espetáculo de encerramento do intercâmbio - Hearing Amazônia: Arte é Resistência.