Notícias
Inpa participa do dia D contra o mosquito Aedes Aegypti em Manaus
A exposição do ciclo biológico do vetor teve como objetivo conscientizar a população sobre o risco de manter água parada e limpa em casa, condições ideais para a proliferação do vetor. Foto: Divulgação
O Laboratório de Malária, Dengue e Etnoepidemiologia (Letep) do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI) participou do Dia D de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti. A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação com carreata e ações integradas expositivas educacionais por meio de atividades lúdicas foi realizada na quadra da Centro Municipal Infantil Professor Diedros Gama Machado, no Bairro Lírio do Vale.
Os pesquisadores e discentes do Inpa apresentou métodos de controle biológico do Aedes Aegypti, utilizando outro mosquito conhecido popularmente como "Mosquito Elefante" e cientificamente como Toxorhynchites e o ciclo de vida do vetor da dengue. Rosemary Roque, coordenadora do laboratório, destaca que é importante conscientizar a população sobre o risco de manter água parada e limpa nas suas casas, condições esta, ideais para a proliferação do vetor.
“A importância dessa campanha para a população é conscientizar sobre o vetor da dengue, a sua transmissão e as alternativas de controle, divulgando o conhecimento sobre o controle biológico e suas vantagens como, por exemplo, o risco ao meio ambiente e a ocorrência de doenças provenientes do uso indiscriminado de inseticidas químicos. A exposição do ciclo biológico do vetor teve como objetivo conscientizar a população sobre o risco de manter água parada e limpa nas suas casas, condições esta, ideais para a proliferação do vetor”, a pesquisadora destaca ainda que a socialização do conhecimento produzido é um dos papéis sociais do Inpa.
A programação do Dia D de mobilização contra o Aedes Aegypti fez parte da Semana de Mobilização Nacional, realizada entre 4 e 7 de dezembro. O Dia D de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti foi realizado pela Portal da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Manaus (Semsa).
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), este apresentou um aumento de 25% de casos notificados de dengue na cidade. Os casos de chikungunya cresceram 6,7% em relação a 2022 e somente os casos de Zika tiveram redução em comparação com o ano anterior, 60,3% menos casos notificados.