Notícias
Inpa oferece 20 vagas para mestrado em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia
As vagas da seleção são para candidatos de ampla concorrência e de países da bacia amazônica. O ingresso está previsto para outubro de 2021
Da Redação - Inpa
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional do Programa em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). As inscrições seguem até o dia 27 de agosto, conforme o Edital Inpa/ Cocap nº 16/2021, e o ingresso será em outubro deste ano.
O Programa oferece 20 vagas nesta etapa, sendo 15 para ampla concorrência, não-indígena, e 05 (cinco) para candidatos de países da Bacia Amazônica. O limite máximo de vagas poderá ser aumentado de acordo com a demanda, qualificação dos candidatos inscritos e disponibilidade de docentes orientadores.
Em processo seletivo específico do mesmo Edital foram disponibilizadas outras cinco vagas para candidatos indígenas, totalizando 25 vagas para o curso do MPGAP em 2021.
Ainda por causa da pandemia da Covid-19, as disciplinas do curso serão virtuais e oferecidas remotamente.
Etapas da seleção
De acordo com o Edital, os exames de ingresso para estas vagas serão realizados em duas etapas. A primeira é composta de uma prova virtual (eliminatória) de Conhecimentos básicos de Ecologia, Ciências Sociais, e inclui noções de Economia e Administração; uma de Redação sobre a temática socioambiental da Amazônia, com ênfase em assuntos relacionados à Gestão de Áreas Protegidas; e uma prova de Proficiência em línguas (espanhol para ampla concorrência e português para candidato/a/es de países amazônicos e indígenas).
Na segunda etapa serão realizadas avaliações dos currículos de todos os candidatos aprovados na fase anterior, incluindo o desempenho profissional em atividades relacionadas com áreas protegidas.
As concessões de bolsas de estudo serão de acordo com a disponibilidade do Programa, que segue os critérios das agências de fomento (CNPq, Capes, Fapeam ou outra fonte) e da comissão de bolsas do Programa.
MPGAP
O MPGAP visa o fortalecimento das capacidades técnicas para a gestão de áreas protegidas e para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio da qualificação e inserção dos profissionais no panorama global da conservação para que possam atuar com liderança, fomentar processos de gestão inovadores e participativos. Também busca colocar em prática competências interdisciplinares que permitam articular, facilitar e executar processos de gestão para a conservação da sociobiodiversidade do bioma.