Notícias
Inpa divulga regulamento sobre uso de marcas e imagem do Instituto
O documento com as regras e instruções está disponível em: https://www.gov.br/inpa/pt-br/marcas-do-inpa. Banner: Débora Vale/ Comunicação Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançou nesta semana a campanha para ampliar o conhecimento do público, como comunidade interna do Instituto, parceiros, cidadãos, imprensa e produtores audiovisuais, sobre regulamentação e normas que tratam do uso das marcas e da imagem da Instituição. A Resolução N.º 24/2021 está disponível no site do Inpa: https://www.gov.br/inpa/pt-br/marcas-do-inpa
Além de estabelecer as regras e instruir os usuários, o instrumento visa zelar pelo prestígio, reputação e credibilidade da imagem, marcas (Inpa, Bosque da Ciência, da revista científica Acta Amazonica da Editora Inpa) e assinaturas Institucionais do Inpa.
Conforme o instrumento, a marca pode ser utilizada em publicações próprias do Inpa, como publicidades, documentos oficiais, publicações técnicas e científicas, materiais customizados, eventos, ações de relacionamento institucional, patrocínio e apoios autorizados, matérias jornalísticas, canais de comunicação, sinalizações, entre outros.
A autorização e o uso da marca e do nome do Inpa por terceiros - como instituições e empresas - necessitam de autorização, por exemplo, para eventos, produtos de comunicação, publicação de obras em coedição, identificação de pessoas e locais de visitação.
A regulamentação traz ainda as regras para captação no espaço do Instituto e uso de imagens do Inpa por terceiros, sempre que previamente autorizados. Neste quesito, estão incluídas as solicitações prévias para a realização de filmagens, gravações, fotografias (científicas, acadêmicas, institucionais, jornalísticas, educacionais, informativas e comerciais), via Formulário de autorização de captação audiovisual.
Filmagens e fotografias em laboratórios, coleções biológicas, estações e reservas do Inpa, dentre outros, os setores responsáveis em cada caso deverão ser previamente consultados antes que qualquer autorização seja emitida pela Comunicação Social e/ou Coordenação de Extensão. Vale lembrar que para as áreas de suporte à pesquisa do Inpa, sob administração da Divisão de Suporte às Estações e Reservas (Diser), há ainda o formulário próprio de entrada nessas áreas.
A Comunicação Social é responsável junto com a Coordenação de Extensão (Coext) por receber, formalizar e acompanhar as solicitações de autorização para a realização de reportagens, filmagens e fotos no Inpa pela imprensa, produtoras, instituições e afins.
Demandas jornalísticas diárias e rotineiras não necessitam preencher o formulário, basta encaminhar a solicitação com a pauta para o setor de comunicação do Inpa, com 24 (vinte e quatro) horas antes da data solicitada, para análise prévia e encaminhamento da solicitação
DOCUMENTOS
Formulário de Autorização de captação audiovisual