Notícias
Inpa abre inscrições para Treinamento Mulheres em Tech - Lideranças Inclusivas
A iniciativa do British Council e desenvolvida localmente pelo Inpa oferecerá 40 vagas para mulheres com vínculo com o Inpa. Inscrições podem ser feito até 01 de dezembro.
Desenvolver habilidades interpessoais de mulheres pesquisadoras, profissionais ou empreendedoras das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (“STEM” em inglês) e ajudá-las a avançar na carreira. Este é o objetivo do Treinamento Mulheres em Tech - Lideranças Inclusivas que será promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) em parceria com o British Council, de forma gratuita e on-line.
O Treinamento ofertará 40 vagas, metade delas serão destinadas para mulheres pretas ou pardas, indígenas, quilombolas e mulheres com deficiência (PCD). O curso tem duração de três meses, com início no dia 05 de dezembro (veja o cronograma). São 26 horas de treinamento, das quais 23 horas são assíncronas (gravadas) e 3 horas síncronas (ao vivo com interações).
“Essa iniciativa visa incentivar as mulheres do Inpa a avançarem em suas carreiras e ocuparem posições de liderança. Além disso, o treinamento é uma importante ação do Inpa alinhada à meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, disse uma das líderes do Treinamento, a pesquisadora Ligia Uribe.
As inscrições ficam abertas até 1º de dezembro. Para participar a candidata precisa preencher e enviar o formulário de inscrição (https://forms.gle/R7LEXVYbLD4q18BG8), o comprovante de vínculo com o Inpa pelo próprio forms, dar o aceite de compartilhamento de dados com o British Council e com o Inpa, além de ter disponibilidade de quatro horas semanais para participar do treinamento.
São considerados comprovantes de vínculo com o Inpa a cópia do crachá ou print da tela do SOU. Gov para servidoras; comprovante de matrícula em curso de pós-graduação para alunas; comprovante do orientador para bolsistas de iniciação científica, apoio técnico ou pós-doutoranda.
As líderes institucionais do Treinamento no Inpa são as pesquisadoras Ligia Uribe e Beatriz Ronchi. De acordo com a coordenação, caso o número de inscritas ultrapasse o de vagas, será feito um sorteio para seleção das candidatas que preencheram todos os requisitos. O certificado será emitido para as mulheres que atingirem o mínimo de 80% de conclusão do conteúdo e participação em pelo menos dois dos três encontros síncronos.
O treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas é uma iniciativa do British Council, organização detentora dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados ao treinamento e seus materiais. A replicação da formação será apoiada pelo Instituto Now, contratado pelo British Council, responsável pela gestão de conteúdo virtual e pela facilitação das sessões síncronas, hospedadas na plataforma on-line Docebo.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@projetogigas.com