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Edição Especial dos Seminários da Amazônia recebe o professor Gilberto Fisch nesta sexta
Banner: Débora Vale - Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza edição especial dos Seminários da Amazônia nesta sexta-feira (04) com o meteorologista e professor Gilberto Fisch. O evento presencial e gratuito acontece às 16h, no Centro de Convivência do Instituto (prédio 97), campus I.
Com o tema “Experimentos científicos da interação floresta-atmosfera na Amazônia sob a perspectiva meteorológica”, Fisch vai discutir uma abordagem histórica dos vários experimentos científicos realizados na Amazônia (1980 - 2022), com a participação de pesquisadores do Inpa e apresentação de alguns dos principais resultados alcançados.
Fisch participou de vários experimentos científicos (nacionais e internacionais) na Amazônia, como os Projetos ARME (1983-1986), ABLE (1985 e 1987), ABRACOS (1989-1995), LBA (1996 até o presente) e recentemente dos experimentos GoAmazon (2014/2015), ACRIDICON (2014) e o Observatório de Torre Alta da Amazônia (ATTO, desde 2019). O ATTO é um projeto em cooperação entre o Brasil e a Alemanha, com a coordenação do Inpa (MCTI).
Doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Fisch é professor da Universidade de Taubaté e atua principalmente em temas sobre Amazônia, camada limite planetária, clima, floresta e pastagem, radiossondagem, micrometeorologia, ciclo da água, modelagem atmosférica, perfil de vento e meteorologia aeroespacial.
Seminários da Amazônia
Os Seminários estão previstos para acontecer duas vezes por mês, às 16h, no Centro de Convivência, campus 1 do Instituto. A depender da necessidade ou oportunidade, sessões extras podem ocorrer, inclusive com mudança de local. O evento é presencial (sem transmissão), aberto ao público e gratuito.
Realizado no Inpa desde a década de 1970, com algumas interrupções no decorrer dos anos, os Seminários da Amazônia se constituem num espaço de diálogo e debate sobre temas que envolvem a Amazônia e pesquisas científicas.