Notícias
Nota de Pesar - Niwton Leal Filho
Banner: Débora Vale/ Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lamenta com profundo pesar o falecimento do pesquisador aposentado Niwton Leal Filho, de 65 anos, nesta segunda-feira (25). O servidor trabalhou no Instituto por mais de 30 anos e se aposentou em janeiro de 2020.
Niwton Leal Filho era formado em Engenharia Florestal (1983), mestrado em Ciência Florestal (1992), ambos pela Universidade Federal de Viçosa, e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2000). Tinha experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos temas de regeneração natural de floresta tropical, manejo florestal sustentado e banco de sementes.
A última lotação do pesquisador foi no Laboratório de Ecologia de Interação de insetos e Plantas, vinculado à Coordenação de Biodiversidade (Cobio).
Ao Niwton Leal nossos agradecimentos por sua dedicação e contribuições ao Inpa e à ecologia aplicada na Amazônia brasileira. Aos familiares, amigos e colegas, nossas sinceras condolências neste momento de luto.
Quem desejar se despedir e expressar solidariedade à família, o velório está acontecendo das 9h às 16h desta segunda, na Funerária Canaã, sala 03, na Rua Major Gabriel, 1833, Centro.
Mensagem de despedida
"O Dr. Newton sempre foi muito otimista e companheiro. Com o tempo se tornou um grande parceiro nas atividades de pesquisa, ensino e nas orientações dos diversos alunos que passaram pelo nosso grupo de pesquisa [Sementes da Amazônia - Diversidade, ecologia e propagação de espécies nativas], além de ter se tornado um amigo. Com certeza o Newton sempre será lembrado pela sua serenidade na fala e seu sorriso no rosto", Geângelo Calvi, coordenador de foco de pesquisa em Biodiversidade