Notícias
Inpa Participa do XVIII Encontro Nacional do FORTEC em Campinas
Foto: Cogie/Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) marcou presença no XVIII Encontro Nacional do Fortec, realizado de 3 a 6 de novembro de 2024, no campus I da PUC Campinas, em São Paulo. O evento, de grande importância para articular diretrizes para a promoção da inovação do Brasil, celebrou os 20 anos da Lei de Inovação e contou com a participação de representantes do governo, academia e indústria.
Com o tema "Inovação no Brasil: 20 anos de avanços e um olhar para o futuro", o encontro debateu os avanços e desafios da inovação no país a partir da implementação da Lei de Inovação. Durante os quatro dias de evento, os participantes discutiram os avanços conquistados, compartilharam experiências e trabalharam nos desafios que ainda precisam ser superados. As temáticas abordadas incluíram Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Capacitação e Empreendedorismo Tecnológico e Cooperação Internacional, com destaque para os países dos BRICS e da América Latina.
Para instituições públicas como o INPA, a participação no Encontro Nacional do Fortec representa um momento para debater as assimetrias dos NIT das diferentes regiões brasileira no alcance da sua missão de promover a inovação e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local, além de poder articular oportunidades de enfrentamento desse cenário, por meio da colaboração dos diversos atores, como a indústria e o governo. O evento buscou promover a integração de diferentes atores e o fortalecimento das ações de inovação.
A Programação do Encontro
O evento iniciou no dia 03 com um painel sobre o futuro da inovação e os desafios dos NITs, tendo ainda a Assembleia Geral do Fortec. Também houve troca de experiências sobre a gestão de propriedade intelectual, o empreendedorismo nas ICTs e a importância do marketing para fortalecer ações de inovação.
No dia 4, a programação incluiu uma palestra magna sobre os 20 anos da Lei de Inovação e um painel internacional sobre os desafios da inovação na América Latina. Já no dia 5, além de minicursos sobre patentes e visitas a centros de pesquisa, ocorreram paineis sobre instituições empreendedoras e fontes de fomento à inovação. O evento seguiu no dia 6 com discussões como a avaliação dos NITs, a neoindustrialização nas regiões brasileiras e a governança da inovação, com a participação de especialistas e representantes do setor. O encerramento contou com o painel focado na colaboração entre universidades, ICTs, empresas e startups, reforçando o papel da inovação como motor do desenvolvimento no Brasil.
Visita ao CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Durante a programação de visitas, os participantes da COGIE/INPA tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma instituição científica de ponta, aberta e multidisciplinar, focada em áreas estratégicas como nanotecnologia, biotecnologia, biorrenováveis, e instrumentação científica. Ele é responsável pelo Sirius, o mais avançado equipamento científico do Brasil, além de outros projetos inovadores como o Orion, um complexo laboratorial de máxima biossegurança. O CNPEM também mantém a Ilum Escola de Ciência, que oferece cursos superiores gratuitos, sendo um exemplo de como a ciência pode ser integrada à educação de excelência. Além disso, o CNPEM tem papel fundamental no apoio a pesquisadores e empresas com infraestrutura de ponta e expertise, promovendo inovação, pesquisa e desenvolvimento.