Notícias
Estande do Inpa na SBPC recebe a apresentação da obra coletiva “Bioeconomia para quem?”
O livro é resultado do trabalho conjunto da USP, Inpa, Instituto Peabiru, UFPA e Ufam Banner: Divulgação
A bioeconomia é apontada como alternativa de desenvolvimento sustentável na Amazônia. E esse é o tema do livro coletivo ‘Bioeconomia para quem? Bases para um Desenvolvimento Sustentável na Amazônia’ que será apresentado nesta sexta-feira (12), às 11h, no estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até o próximo sábado (13), em Belém (PA).
O pesquisador do Inpa, Adalberto Val, é um dos organizadores do livro ao lado de Jacques Marcovitch da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A publicação reúne o trabalho de 32 autores de instituições acadêmicas e de pesquisa das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, e discute a cadeia da bioeconomia nos aspectos socioeconômicos e ambientais ao longo de 12 ensaios.
A bioeconomia incentiva o uso econômico sustentável da biodiversidade, valorizando o trabalho dos extrativistas e agricultores amazônicos. Os pesquisadores destacam que as populações tradicionais da Amazônia desempenham um importante papel na consolidação do uso da biodiversidade como fonte de geração de emprego e renda por meio do desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis e competitivas.
“A pesquisa científica brasileira – representada neste livro pela USP, Inpa e UFPA , com a participação da UESC e do Museu Goeldi e o apoio financeiro do CNPQ, Fapesp e Fapeam – distingue, como legítimos beneficiários da bioeconomia, os guardiões da floresta: indígenas, comunidades que vivem da floresta e pescadores. Eles carecem de um modelo inclusivo de desenvolvimento na região Norte”, declaram Val e Marcovitch.
Adalberto Val participará ainda de outras duas atividades no dia 12. Às 10h de um “bate-papo” com o público jovem e às 16h da Mesa-Redonda “Fundo Amazônia e a estratégia de desmatamento zero em 2030”. O pesquisador do Inpa dividirá a Mesa com outros renomados profissionais: Francisco de Assis Mendonça (UFPR), Edna Maria Ramos de Castro (UFPA) e João Paulo Capobianco (MMA). A coordenação ficará a cargo da pesquisadora Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG).
Val destaca que as ações realizadas na Amazônia devem considerar sempre as pessoas que vivem na Amazônia, para a conservação ambiental e da biodiversidade. “É vital que os investimentos na Amazônia aconteçam onde mais são necessários. A Educação, a Ciência e a Tecnologia são fundamentais e base para um processo de desenvolvimento sustentável. A Ciência precisa chegar até as pessoas”, declara o pesquisador sobre o tema da sua palestra.
ExpoT&C
O estande do Inpa na SBPC destaca uma linha do tempo de 70 anos de atuação científica do instituto na Amazônia. A exposição está instalada na ExpoT&C, uma mostra de produtos e resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que reúne centenas de expositores de unidades vinculadas ao MCTI, universidades, agências de fomento e outras organizações.
No estande, o visitante pode conhecer produtos da bioeconomia amazônica e protótipos expositivos de tecnologias sociais, como essências de óleos de pau rosa e breu branco, criação de peixes em canal de igarapé e manejo de abelhas sem ferrão usando caixa vertical. Também estão expostas importantes publicações da Editora Inpa e amostras didáticas da Coleções Biológicas, com destaque para uma onça-pintada, crânios de jacarés, insetos e outros representantes da fauna amazônica.
Saiba Mais
Para receber informações atualizadas sobre a apresentação do livro ‘Bioeconomia para quem? e sobre a disponibilidade da obra, nas versões física e digital, inscreva-se pelo formulário https://forms.gle/eMp4JFEq2LS3StkBA