Notícias
Notícias
Workshop: Produtos Perigosos
Promovido pela Diretoria da Qualidade (Dqual) o evento, segundo Marcos Valério Barradas, do Inmetro, teve vários objetivos dentre eles: apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de três anos, que é a revisão de toda regulamentação técnica do segmento de Produtos Perigosos com a elaboração de novos regulamentos, e a comemoração da marca de 20 anos do Inmetro na inspeção de produtos perigosos.
Segundo Barradas os regulamentos referem-se à parte de inspeção de construção de equipamentos que transportam produtos perigosos à granel e a parte de inspeção periódica de veículos e equipamentos que também transportam produtos perigosos à granel. “Nós tínhamos regulamentos técnicos que estavam há cerca de 20 anos no mercado. Houve uma evolução muito grande no segmento, em termos tecnológicos, por isso estamos moldados nessa evolução. Baseados nesse avanço tecnológico é que apresentaremos aos participantes as novidades para que possam se adequar, visto ser esta uma atividade compulsória”, informou.
Segundo Carlos Ronaldo Metzner, também do Inmetro, já há duas portarias - de nº
e - onde foram publicadas a regulamentação e a lista de produtos perigosos. Metzner disse que nos projetos novos há produtos tais como tanques construídos com fibras de vidro. “Estivemos na Alemanha e Canadá e, com a tecnologia apreendida, fizemos dois regulamentos, um de construção e outro de inspeção periódica baseados na legislação européia. Os dois regulamentos serão apresentados neste workshop junto com a conclusão e revisão de 14 Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQ) ligados ao setor de Transporte de Produtos Perigosos.Na abertura do evento, conduzida pelos senhores Marcos Barradas, Arnaldo Ribeiro, representando o presidente João Alziro Herz da Jornada, e Paulo de Tarso da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi feita uma homenagem ao organismo que emitiu o primeiro certificado na área de Produtos Perigosos: o Sistema Brasileiro de Inspeção Ltda. Barradas disse que com aquela homenagem o evento se revestia de relevância visto que o organismo que foi há vinte anos, o primeiro, continua acreditado até hoje.
O evento que aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro reuniu cerca de 250 pessoas. Foram representantes de empresas, inspetores de produtos perigosos, participantes de transportadoras e indústrias químicas.
Matéria relacionada: