Notícias
Notícias
Volta às aulas
Os técnicos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - órgãos delegados pelo Inmetro – verificam se a quantidade do produto embalado corresponde ao indicado nas embalagens.
- Nos cadernos e nas resmas de papel verificamos a quantidade e as dimensões das folhas. No caso de haver divergência, recolhemos o material para exames no laboratório. O fabricante é convidado para acompanhar a análise. Quando o produto é reprovado, o fabricante ou importador tem 15 dias para apresentar a defesa. As multas podem chegar até R$ 5 mil, e havendo reincidências esse valor pode dobrar. Das 13 marcas de caderno analisadas, duas foram reprovadas, e em três marcas de cola, duas foram reprovadas, explica a coordenadora do laboratório de pré-medidos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Cintia Le.
Os pais devem verificar as informações quantitativas nas embalagens dos materiais escolares e se encontrarem alguma irregularidade podem entrar em contato com o Instituto de Pesos e Medidas do seu Estado ou ligar para a Ouvidoria do Inmetro: 0800-285.18.18