Notícias
Notícias
Verificação metrológica
De acordo com levantamento feito pela Gerência de Avaliação Técnica do Instituto de Pesos e Medidas existem, hoje, no Paraná, 221 empresas permissionárias devidamente autorizadas em todo o Estado do Paraná. São empresas que podem desempenhar atividades de manutenção e reparos em medidas materializadas e instrumentos de medir, tais como balanças, bombas medidoras de combustíveis, automação, taxímetros, esfigmomanômetros (aparelhos para medir pressão arterial), radares e barreiras eletrônicas, entre outros. Dessas, apenas 13 fazem a manutenção ou reparos em esfigmomanômetros, o que desperta o instituto para a adoção de algumas ações no sentido de promover uma melhora na qualidade desses serviços.
O presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, fez a abertura do evento e explicou as razões de o Instituto estar enfatizando as atividades de orientação, advindas do Programa Especial de Orientação – PESO.
Em seguida, foi debatida a Portaria Inmetro 88/87 – Autorização e renovação de Empresas –, a cargo dos técnicos Ambrósio Teche e Ronaldo Sérgio Oliveira. Outro tema exposto foi "Procedimentos no Desenvolvimento das Atividades de Manutenção e Consertos de Medidas Materializadas e Instrumentos de Medir", a cargo do gerente de Avaliação Técnica do Ipem, David Baggio.
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná alerta os médicos e profissionais de saúde que utilizam esfigmomanômetros em sua rotina de trabalho para a necessidade da calibração anual obrigatória do instrumento e de sua verificação no laboratório do Ipem para a obtenção do selo que atesta o perfeito funcionamento, de acordo com as normas estipuladas pela legislação federal.
― Esta verificação é importante, por tratar-se de um instrumento utilizado para diagnóstico médico, através do qual pode-se recomendar ou não o uso de medicamento. O aparelho medindo inadequadamente pode levar um paciente a tomar medicação sem necessidade ou com necessidade de medicação não ser medicado. É extremamente importante para a saúde da população a medição correta, explica Paranhos.
Os médicos e os profissionais de saúde devem procurar as unidades do Ipem para fazer a verificação dos aparelhos de medir pressão arterial.