Notícias
Notícias
Veículos-tanque em São Paulo
Com o aumento das fiscalizações realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo em veículos-tanque, consequentemente, aumentou o número de Certificados de Inspeção de Produtos Perigosos ( CIPP) apreendidos, de 18 para 29.
O CIPP é um documento obrigatório para o trânsito desse tipo de caminhão em todo o País.
Houve ainda um crescimento nas autuações em relação a 2004. Em maio do ano passado, 21,5% dos 302 veículos inspecionados pelo Ipem-SP foram autuados. No mesmo período de 2005, a autuação foi de 27,4% dos caminhões verificados. Também cresceu a proporção de apreensões de CIPP - de 9,2% no último ano para 13,7% em 2005. Os números mostram o esforço do Instituto em coibir irregularidade nesse setor.
Os proprietários ou responsáveis pelos caminhões autuados têm, a partir da constatação da irregularidade, até 10 dias úteis para apresentar uma justificativa junto à Superintendência do Ipem-SP. Os casos são analisados individualmente e, se comprovada a infração, o Instituto de Pesos e Medidas aplicará uma penalidade administrativa, que varia de uma advertência ao pagamento de multa, cujo valor está entre R$ 400 e R$ 2.500. Na reincidência, esses valores dobram. No caso dos veículos tiveram o CIPP apreendido, só podem voltar a trafegar nas rodovias brasileiras depois de uma nova inspeção veicular feita em algum Instituto de Pesos e Medidas no país. Verifica-se nessa inspeção se os concertos solicitados foram realizados devidamente.
Prevenção
O trabalho de fiscalização do Ipem-SP no transporte de produtos perigosos (ácido, combustíveis e gases) é de caráter preventivo. Acidentes com esse tipo de veículo podem gerar perdas irreparáveis ao ser humano e ao meio ambiente quando expostos a essas substâncias. Infelizmente, acidentes nesse setor ainda são freqüentes.
O Ipem-SP realiza, pelo menos, duas fiscalizações semanais nas estradas do Estado. Em todas elas, o órgão recebe o apoio das concessionárias das estradas bem como das polícias Militar e Rodoviária, entidades responsáveis pela análise dos documentos dos veículos e dos motoristas.
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esse e demais assuntos relacionados ao Instituto de Pesos e Medidas podem ser feitas ao telefone da ouvidoria do Ipem-SP: 0800.13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita de qualquer um dos 645 municípios do Estado.
Outra forma de obter informações é pelo
ou ainda no e-mail: