Notícias
Notícias
Um ano de sucesso!
Há um ano o Inmetro e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor-DPDC, do Ministério da Justiça, lançaram o Portal do Consumidor. O Portal é um site que opera um sistema de busca de informações voltadas às relações de consumo, tais como: compra, venda , qualidade e preço de produtos e serviços, normas técnicas, legislações, direitos e deveres do consumidor, ações e decisões judiciais, orientações, como e onde reclamar, além de questões que abordam temas sobre meio ambiente, saúde, segurança e descarte de produtos. Apresenta informações segmentadas em nove categorias: alimentos, direitos do consumidor, habitação, produtos, serviços, contratos, educação, meio ambiente e saúde.
O site tem como objetivo ser um instrumento de educação e informação para o consumidor, contribuindo para adequadas decisões de compra, visando o equilíbrio nas relações de consumo e o aumento da competitividade da indústria nacional. Também contribui para a diminuição de riscos ambientais e para o fortalecimento da cidadania.
Além do sistema de busca de informações, o consumidor também tem acesso a notícias cadastradas diariamente, a enquetes que buscam orientá-lo sobre temas da atualidade, perguntas frequentes, lista, por estado, de entidades de defesa do consumidor e uma pedagoteca com indicações de livros, vídeos, cartilhas e revistas.
Somente são cadastradas no Portal do Consumidor informações encontradas em páginas consideradas de confiança, ou seja, de sites de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, entidades civis e universidades. Isso ocorre porque só podem ser cadastrados sites que não contenham anúncios ou ofertas de produtos ou serviços.
Fazem parte do conselho que coordena o Portal, além do Inmetro e DPDC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor- IDEC, a Rede Governo e o Fórum Nacional dos Procons.
Para saber mais sobre o Portal, basta clicar