Notícias
Notícias
Tecnologia aumenta eficiência e segurança de instrumentos de medição
Acompanhando a revolução digital que está em curso no mundo, em 2019 o Inmetro começou a utilizar laboratórios acreditados para fazer avaliação de softwares embarcados em medidores eletrônicos de energia elétrica e de volume de água. Para 2020, a expectativa é ampliar o escopo para medidores de velocidade e de umidade de grãos.
Outras ações também foram desenvolvidas para conferir mais eficiência e segurança aos processos. A partir da assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o Inmetro traçou a rota para ser uma Autoridade Certificadora Normativa ligada diretamente à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), podendo emitir certificados digitais para instrumentos de medição e outros equipamentos.
Além disso, serviços de medição de lâmpadas e luminárias que possibilitam desenvolver produtos com melhor qualidade técnica e maior economia de energia já foram disponibilizados para a indústria, permitindo que prefeituras de todo o País possam reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.
Em 2020, será iniciado o sistema de certificação digital de bombas medidoras de combustíveis, objetivando acabar, em definitivo, com fraudes em volume, que prejudicam o consumidor. Neste ano também deverá entrar em vigor a regulamentação de sistemas e de equipamentos de telegestão para iluminação pública.