Notícias
Notícias
Taxímetro Legal
O selo está sendo distribuído aos taxistas de todo o Estado no momento da vistoria anual do taxímetro no Instituto de Pesos e Medidas. A iniciativa é uma forma de alertar o usuário de táxi sobre a importância do lacre nos taxímetros. A verificação anual do taxímetro é obrigatória e garante aos passageiros o valor correto de pagar as corridas de táxi. O lacre evita a adulteração dos aparelhos, como no caso da popularmente conhecida turbinas – sistemas elétricos adaptados a fim de encarecer o valor das corridas.
O selo é confeccionado em material alaranjado luminoso especialmente produzido para refletir no escuro, e traz a informação Taxímetro legal tem lacre amarelo numerado – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
Dados estatísticos do Ipem informam que 46.260 táxis circulam no Estado de São Paulo, e aproximadamente 35 mil estão na capital e região metropolitana.
Os valores das tarifas cobradas pelos taxistas são determinadas pelos municípios e algumas prefeituras autorizam o serviço de táxi especial, como na capital, onde há também a categoria luxo, cujas tarifas são maiores em relação às praticadas por táxis comuns.
O Ipem/SP recomenda: observe a existência do lacre amarelo no taxímetro, que foi colocado pelos técnicos do Instituto no final das vistorias. Atenção também para o selo do Inmetro, é obrigatório.
Dúvidas, informações ou sugestões sobre o assunto podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ipem/SP: 0800-13.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.