Notícias
Notícias
Sucesso no ar
No discurso de abertura o presidente do Inmetro, Armando Mariante, falou de seu contentamento pelo reconhecimento obtido junto ao International Aeroespace Quality Group (IAQG) relembrando que tanto este, quanto os outros reconhecimentos internacionais tais como o International Accreditation Fórum (IAF), European Accreditation (EA), terão sempre o aval da Organização Mundial do Comércio (OMC), porque representam a eliminação de barreiras técnicas ao comércio. Mariante citou também dois trabalhos do Inmetro que o deixam orgulhoso: a Produção Integrada de Frutas e a Certificação Florestal esclarecendo que da mesma forma têm extrema importância em nível mundial. Sua apresentação teve emocionante desfecho com a projeção de imagens históricas: o primeiro vôo do brasileiro Alberto Santos Dumont, homologado no registro de vôos. Segundo observou, a homologação representa de forma subjetiva a certificação de um sistema de trabalho, fato que remeteu os presentes a uma imediata comparação com o evento que estava acontecendo naquele momento.
O diretor da Integridade do Produto da Embraer, Antônio Carlos Vitorazzo, que a convite do IAQG representava a instituição naquele momento, contou sobre sua presença na reunião da entidade em Boston (EUA), quando o Inmetro recebeu o reconhecimento internacional. Ressaltou que o fato o deixou com orgulho de ser brasileiro. Vitorazzo mostrou através de slides os requisitos técnicos e especificações exigidas pela comunidade internacional deixando claro que o processo é bastante amplo e rigoroso.
A solenidade foi finalizada com a homenagem às entidades e profissionais que mais diretamente atuaram nos trabalhos em busca do reconhecimento internacional. Foram entregues como reconhecimento pequenas réplicas do avião 14 Bis, usado por Santos Dumont em seu vôo histórico.