Notícias
Notícias
STJ no Inmetro
Sérgio Gouveia Viana, gerente da Coordenação Geral de Planejamento do Inmetro (CPLAN), recepcionou junto com sua equipe os técnicos Geová Martins e Paulo Roberto Morais (STJ - Brasília) e Antônio José Marques (STJ - RJ). Na véspera os técnicos estiveram em Xerém para conhecer as novas ferramentas utilizadas pelo Inmetro, que têm orientado todo trabalho gerencial, principalmente na área de orçamento.
Sérgio fez uma abordagem geral da história gerencial do Inmetro apontando dificuldades culturais e as resistências que tiveram de ser quebradas no decorrer dos últimos anos. Mostrou mapas e indicadores exemplificando como as informações são repassadas entre as gerências, “cada uma assumindo o papel de agente multiplicador compulsório”. Explicou detalhadamente como foi sedimentada a cultura do planejamento e gerência do Inmetro através de projetos que, segundo ele, de uma atualização verticalizada do passado, modificou-se quase em sua totalidade para uma atuação horizontalizada.
Ao final da explanação de Sérgio Viana os dois técnicos da Secretaria de Administração e Finanças do STJ, de Brasília puderam verificar o desdobramento do relato com os técnicos da área. Monstrando entusiasmo eles falaram como pretendem levar para o STJ o que presenciaram aqui.
O que vocês acharam do sistema Siplan?
Ficamos surpresos com o trabalho que o Inmetro vem desenvolvendo em termos de planejamento e programação orçamentária. Todo esse sistema montado na casa é fantástico e vale a pena vir aqui conhecer.
Como vocês tomaram conhecimento desse trabalho?
Tomamos conhecimento do Siplan lá na ENAP no dia da entrega do Prêmio Hélio Beltrão. Lá mesmo eu conversei com o dr. Raul Machareth Godinho e começamos a trocar informações e idéias. Logo pudemos agendar nossa vinda aqui.
O que vocês viram de diferente que vão poder aplicar no trabalho de vocês?
Muita coisa. Ontem mesmo já comunicamos a nossa chefia que temos interesse no Sistema e a idéia é a de que um técnico da área de informática do Tribunal venha logo apreender o que vocês têm a mostrar. Será imprescindível que esse profissional troque idéias com os técnicos de informática daqui. A partir daí esperamos implantar o sistema .
Mas o trabalho do Inmetro não é muito diferente do STJ?
Nós observamos que apesar das atividades do Inmetro serem diferentes, a estrutura é parecida com a nossa e dá plenamente para fazer a otimização do Sistema. No momento já estamos com a parte de planejamento adiantada. Os macro processos e a definição dos indicadores já existem. No momento precisamos do sistema para acompanhar essas metas. e fazer a ligação disso à parte orçamentária.
O que mais vocês perceberam que poderá vir a ser útil ao trabalho?
Pudemos perceber também que passamos por processos similares tais quais o que o Sérgio falou em relação à mudanças de cultura, à necessidade de planejar e o que chamamos entrar na parte de execução. Certamente o sistema vai nos atender, e muito.