Notícias
Notícias
Sistema único
Rio,1/9/2003 (Agencia Brasil-ABR) - Do total de 77 produtos mais comprados pelo governo federal, catalogados no Sistema de Preços Praticados, do Ministério do Planejamento, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) conseguiu adquirir 36 a preços abaixo da média de todos os demais órgãos públicos federais.
A informação é do diretor de Administração e Finanças do Inmetro, Joseph Brais, que se disse surpreso com o resultado alcançado. Para ele, a economia obtida evidencia a eficácia do sistema e a boa administração dos recursos públicos.
O diretor do Inmetro atribuiu a redução de preços alcançada pelo órgão a uma negociação mais dura com fornecedores, não descartando também a existência de fornecedores melhores e pagamento em condições mais acessíveis. Ele colocou o Inmetro à disposição dos demais órgãos federais para ajudar na negociação por preços menores. Destacou, por outro lado, que a variação média de 20% nos produtos catalogados resulta, muitas vezes, de problemas como localização, distância de fornecedores, dificuldades de transporte e ausência de fábricas na região.
Implantado em 1994 pelo Ministério do Planejamento, o sistema, além de informar os compradores, permite ao governo dar maior transparência ao processo de compra, dificultando o superfaturamento.