Notícias
Notícias
Simpósio de microscopia
O objetivo do evento foi permitir a discussão científico-tecnológica nos segmentos de microscopia, microanálise e materiais prevendo a pesquisa básica e a melhoria contínua dos processos. Pretende-se com isso promover entre os envolvidos ampla cooperação científico -tecnológica o que vai proporcionar a aplicação dos conceitos básicos utilizados nesses segmentos, tanto no setor acadêmico quanto no industrial.
Segundo os organizadores, os técnicos Jorge Cruz e Iakyra Bougleux da diretoria de Metrologia Científico e Industrial ( Dimci/ Inmetro ) o evento tem especial importância para as áreas de Materiais e Óptica. ”Apesar da Divisão de Materiais ainda estar em fase de implantação na estrutura organizacional do Inmetro, os trabalhos têm sido realizados regularmente e a troca de experiências é fundamental neste momento”, afirmaram.O professor Carlos Alberto Achete diretor geral da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), entidade que apoia o evento, explicou que este encontro vai agilizar o desenvolvimento da área : “Os especialistas estão trazendo muitas novidades em quatro segmentos importantes, ou seja, catálise, biomateriais, polímeros e nanomecânica”. Achete disse também que os resultados dos trabalhos realizados pelo pesquisadores já estão beneficiando a indústria e citou como exemplo o controle de ultravioleta como um fruto dessa tecnologia.
Para o diretor da área, professor João Alziro H. da Jornada, o Simpósio reveste-se de importância para a comunidade científica como um todo. ”É especialmente importante conhecer o estado da arte dessas áreas na qual estamos iniciando os trabalhos. Além disso esse encontro definirá com clareza as prioridades do trabalho a ser realizado e a definição de parcerias”, enfatizou.
Segundo o diretor, o entrosamento no momento de implantação de uma Divisão é fundamental e a cooperação que está sendo feita com a SBMM já está sendo muito produtiva. ”É nossa primeira parceria com a SBMM, uma comunidade muito ativa na área . Essa parceria nos ajudará na integração da fronteira do conhecimento dentro de uma sociedade que congrega muitos pesquisadores. É importante que possamos atender a comunidade nos aspectos metrológicos. É essa comunidade que ajudará a identificar as áreas de interesse de atuação do Inmetro no campo da metrologia”, concluiu.