Notícias
Notícias
Seminário em Arapongas
Para facilitar o acesso de produtores e consumidores à legislação relativa aos produtos pré-medidos e os direitos dos consumidores, o Instituto de Pesos e Medidas Paraná realiza seminários em cidades do Estado. Nesta semana, o primeiro seminário foi dia 24 na cidade de Arapongas, a partir das sete horas da noite, no Clube Comercial. O presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, fez a abertura do evento, e o gerente de pré-medidos do instituto, Sérgio Camargo, apresentaou a palestra sobre Metrologia Legal para Pré-Medidos e produtos de auto-atendimento em supermercados. O próximo seminário vai ser realizado na cidade de Apucarana.
Os seminários são direcionados também aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), atendendo às necessidades e características produtivas de cada região. Como Araponga é uma cidade em que o forte é a indústria moveleira e em Apucarana predomina a indústria têxtil – especialmente a fabricação de bonés -, a programação está voltada para esses setores.
O chefe da Divisão Têxtil do Ipem, José Senhem, falou sobre "Metrologia e Conformidade do Setor Têxtil"; Luciana Mofatti da Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro, explicará sobre o "Ponto Focal – Barreiras Técnicas às Exportações", com enfoque no setor de madeira e móveis. A palestra da "Oportunidade de Negócios no Mercado Internacional", ficou a cargo de Santiago Gallo e Gustavo Machado, respectivamente, coordenador de Assuntos Internacionais e Assessor de Comércio Exterior da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul.
― O Ipem está estreitando contatos com os produtores de todas as regiões do Estado, pois nosso objetivo é levar a orientação a todos os recantos paranaenses, uma vez que, a grande maioria dessas pessoas, não teria como manter um relacionamento mais próximo com nossos técnicos para se atualizar com a legislação específica para sua área de produção. Os auditórios lotados em todas as cidades, que já estivemos, provam o interesse do produtor e nos incentivam a ampliar ainda mais essa programação, até que todos os produtores do Paraná tenham sido alcançados, comenta Leonaldo Paranhos.