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Segurança Portuária
A convite da Coordenação de Articulação Internacional do Inmetro, o diretor da Merco Shipping Marítima, Fabio Scheusentuhl, falou sobre a metodologia de obtenção de certificação ISPS e as exigências impostas aos portos e terminais portuários, abordando as implicações sobre exportadores, prestadores de serviços, permitindo a identificação de possíveis entraves nas políticas de exportação.
O Código Internacional de Segurança e Proteção de Embarcações e Instalações Portuárias (ISPS/Solas) foi aprovado em dezembro passado, pelos 162 países que compõem a Organização Marítima Internacional, inclusive o Brasil. A medida surgiu da pressão americana, por causa do 11 de setembro. Além dos portos, todos os navios terão de ter um certificado de segurança para poder atracar em portos estrangeiros.
Para manter os grandes saldos da balança comercial, o Brasil, além de manter preços competitivos de suas mercadorias, a partir de 1º de julho de 2004 passou a ter de exportar segurança. Cerca de 35 portos públicos e 150 terminais privados brasileiros adotaram medidas rígidas de segurança, como determina a Organização Marítima Internacional (IMO), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).